Dia 30 serão conhecidos os primeiros classificados do Concurso Cívico Hino do Paraná 23/09/2010 - 16:26

O Concurso Cívico Hino do Paraná – “Paraná (de) cor e salteado: na memória e no coração” encerrou as inscrições no dia 27 de agosto com um total de 511 trabalhos inscritos. Neste mês de setembro, os professores e alunos participantes produziram seus materiais, conforme a categoria para a qual se inscreveram e os submeteram à avaliação e julgamento da comissão julgadora escolar. Essa comissão tem até o dia 30 para selecionar um trabalho por categoria, se assim houver, e encaminhar ao Núcleo Regional de Educação correspondente.
Os finalistas da etapa regional participarão da etapa estadual. As escolas vencedoras ganharão materiais didáticos e recursos tecnológicos. Os alunos com trabalhos selecionados irão participar da Escola de Governo no mês de novembro, além de receber uma viagem à Ilha das Cobras, no litoral paranaense.
O concurso tem três etapas. A primeira é concentrada nas escolas. Cada colégio é responsável pela divulgação, produção e julgamento dos trabalhos. O prêmio será um certificado de participação da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Na segunda etapa, participam os trabalhos selecionados da fase anterior e a fase regional envolverá todos os Núcleos Regionais da Educação. O prêmio será um troféu para as escolas vencedoras.
Dos trabalhos escritos, 122 pertencem à categoria música, 177 à categoria imagem e 212 à categoria texto, envolvendo todos os Núcleos Regionais de Educação do Paraná.
O concurso foi lançado em junho deste ano pela primeira-dama Regina Pessuti e a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde. Idealizado pela primeira-dama, o objetivo é contribuir na formação cidadã dos estudantes do ensino médio, por meio da interpretação e ilustração do Hino do Paraná.