Escolarização Hospitalar será implantada no hospital de Campo Largo 01/04/2010 - 17:14

O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) será implantado no segundo semestre deste ano Hospital Infantil Regional Waldemar Monastier, em Campo Largo. A Secretaria da Educação já apresentou ao Hospital Infantil uma proposta de convênio para a implantação do serviço de atendimento hospitalar.
Representantes da Secretaria da Educação (Seed) realizaram visita na semana passada para conhecer a estrutura oferecida pelo hospital. O processo de convênio está sendo estudado para que as atividades sejam iniciadas provavelmente em agosto.

Além da estrutura moderna construída para o atendimento de crianças e adolescentes, o hospital conta com quatro brinquedotecas e uma sala de aula. “Estes espaços do hospital foram concebidos para diminuir o estresse das crianças como a realização de atividades lúdicas e pedagógicas”, explica o diretor geral do Hospital Infantil, Luiz Renato Ribeiro de Azevedo.
O Sareh foi implantado pela Secretaria da Educação em 2007. Ele atende alunos da rede pública estadual dos ensinos fundamental e médio impossibilitados de frequentar a escola devido tratamento de saúde em hospitais. O serviço conta com professores capacitados do quadro próprio e um pedagogo que organiza o trabalho. Os atendimentos são realizados em parceria com as Secretarias da Saúde (Sesa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

“Este serviço atende aos princípios adotados pela política educacional do Governo do Paraná, principalmente a educação como direito e também a garantia da escola pública, gratuita e de qualidade. Desta forma, os estudantes podem continuar o processo escolar, diminuindo os casos de evasão ou abandono”, ressalta a diretora de Políticas e Programas Educacionais da Seed, Fátima Ikiko Yokohama .
De 2007 a 2009, foram 6.102 estudantes beneficiados pelo programa, com um total de 23.820 atendimentos. Atualmente atendemos em oito unidades hospitalares: Hospitais Erasto Gaertner, Evangélico, Pequeno Príncipe, Hospital de Clínicas da UFPR, Hospital do Trabalhador e na Associação de Apoio à Criança com Neoplasia (Apacn), em Curitiba e, também, no Hospital Universitário de Maringá e Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, em Londrina.