Estudantes participam de Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Paraná 15/04/2011 - 18:00

Estudantes participam de Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Paraná

Alunos dos Colégios Estaduais Guido Straub e Bom Pastor assistiram ao Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Paraná, nesta sexta-feira (15) no auditório do Canal da Música, em Curitiba. Cerca de 400 estudantes acompanharam a apresentação musical com a regência do maestro português Osvaldo Ferreira.
O Concerto Didático é um projeto resultante da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Secretaria de Estado da Cultura, Teatro Guaíra, e TVE Paraná e tem como objetivo despertar em crianças e adolescentes o interesse pela música. “É apresentado um outro mundo para estas crianças e adolescentes e quem sabe teremos alguns músicos dessa platéia”, disse Mônica Rischbieter, diretora presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.
A estudante Anna Sato estudou piano durante 4 anos. Para ela, a apresentação trará novos conhecimentos. “Indiferente do estilo, sempre é interessante conhecer música de qualidade”, ressaltou.
Para o seu colega, Gabriel Vieira, 15, tudo era uma novidade. “Não conheço música clássica, mas presenciar o concerto serve como aprendizado”, afirmou o estudante.
O maestro e os músicos, durante a execução do repertório, interagiam com a plateia para explicar as funções de cada instrumento e a sua colocação dentro de uma orquestra para a organização do concerto. As obras apresentadas foram “Abertura Festiva”, de Camargo Guarnieri, e “Sinfonia N° 3 - Heróica”, de Ludwig Van Beethoven. Estão programadas mais seis apresentações do projeto até o final do ano.