Gincana aproxima comunidades indígenas em Diamante do Oeste 15/10/2011 - 07:00

Gincana aproxima comunidades indígenas em Diamante do Oeste

 

Divulgação


As comunidades indígenas Tekohá Añetete e Tekohá Itamarã participaram, nesta semana, de uma gincana esportiva na Escola Estadual Indígena Kuaa Mbo. Alunos, familiares, professores e funcionários das escolas Araju Porã e Kuaa Mboe participaram de atividades de integração com as comunidades de etnia Guarani.

A gincana aproximou os familiares da escola e também possibilitou a interação entre as duas comunidades indígenas. “Não adianta termos um grande número de pessoas na comunidade e não termos união. A gincana é uma forma de mostrar que somos uma comunidade unida”, explicou o professor de Educação Física e de Artes, Sipriano Miri de Souza.

De acordo com Sipriano, para as crianças é uma forma de conhecer jogos e brincadeiras diferentes e ainda mostrar os esportes praticados na comunidade indígena.

Para os alunos, foram instalados brinquedos com que eles nunca haviam tido contato no pátio da escola. “A principal idéia é unir as duas aldeias e envolver as crianças com diferentes brincadeiras”, reiterou o professor indígena da Educação Infantil Julinho Nheboavae Tevy Alves.

As crianças participaram de brincadeiras com o pula-pula, cama elástica e com um tobogã. Além dos brinquedos, houve uma competição de futebol, de zarabatana e de arco e flecha para os jovens e adultos das duas comunidades.

 

GALERIA DE IMAGENS