Guido Viaro trouxe apresentações de dança e música à Seed 30/04/2011 - 08:00

Guido Viaro trouxe apresentações de dança e música

A série de exposições artísticas do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro trouxe ontem e hoje (28 e 29) apresentações de dança e música aos ambientes da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O grupo da oficina de Dança e professores de música do Guido Viaro, em conjunto com o grupo Terra Violeira, foram as atrações.
O grupo da oficina de Dança do Guido Viaro, formado por alunas do 2º ano do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Arnaldo Busato, de Pinhais, realizou improvisações baseadas nos movimentos do cotidiano. “O nosso objetivo era chamar a atenção para os movimentos que as pessoas realizam no dia-a-dia e, com isso, prestar uma homenagem ao dia Internacional da Dança, que é comemorado hoje”, informou a coreógrafa Danielle Berbel.
De acordo com Maria Fernanda de Paula, integrante do grupo, a experiência adquirida com a oficina de dança tem sido de grande valor. “Não fazia idéia de como é rico o trabalho com a expressão corporal e do quanto a consciência dos movimentos vai poder me ajudar na profissão que escolhi”, comenta.
As performances de dança causaram impacto na rotina da Seed. Vinicius Malinowshi, estagiário do setor de informática, gostou da novidade. “Foi muito interessante essa mistura de dança e teatro. É bom poder refletir sobre a mensagem contida nos gestos, traz uma boa energia”, constatou.
ENCERRAMENTO – Para fechar a semana artística professores de música do Centro Guido Viaro em conjunto com o grupo Terra Violeira executaram um repertório de músicas brasileiras de raiz. Segundo a professora de canto e técnica vocal, Silvia Anete Antunes, o que se procurou fazer durante esta semana foi oferecer uma amostra do trabalho que é realizado no Centro. “A nossa intenção é divulgar o nosso trabalho para que os professores da rede estadual fiquem sabendo que temos cursos e capacitações voltados para eles”, explica.
O evento artístico “Te encontro na Seed” foi organizado pelo Departamento de Educação Básica (DEB) e teve início na última segunda-feira (25) com a exibição de obras de artes visuais realizadas pelos professores da oficina de Artes e Cursos Livres.
O Centro Guido Viaro oferece cursos aos alunos de Formação de Docentes da rede estadual de ensino, professores da educação infantil, ensinos fundamental e médio, e alunos do Curso de Licenciatura em Artes. Oferece também cursos de Oficina de Artes e Cursos Livres e de educação continuada para os alunos da rede pública, professores e membros da comunidade escolar. As aulas são ministradas por professores da rede estadual. Informações podem ser obtidas pelo sítio: www.centrodeartesguidoviaro.com.br .