Hora do conto incentiva alunos a ler em colégio de Paranavaí 14/06/2011 - 17:22

Os alunos do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro, em Paranavaí, têm uma companheira no incentivo à leitura. A funcionária do colégio, Márcia Arroteia Cassorilo, promove a hora do conto, momento no qual ela conta histórias para os alunos da 5ª e 6ª séries. “Eu os instigo a ler, mas temos que conquistá-los aos poucos para a leitura”, explicou Márcia que atua na biblioteca a escola. Depois, eles podem escolher um livro da biblioteca para emprestar antes de voltar para a sala de aula.
Além da contação de histórias, a funcionária realiza atividades de leitura com os alunos. “Antes eu não gostava muito de ler, mas depois que passei a freqüentar a biblioteca e a participar da hora do conto comecei a adorar”, revelou a estudante da 6ª série Jhenifer Fernanda, que passou a interpretar melhor os textos depois do trabalho da bibliotecária. Os livros favoritos de Jhenifer são os do escritor Pedro Bandeira.
O hábito da leitura é um auxílio no aprendizado dos alunos. Quem prova isso é a aluna da 6ª série Camila Alves, que passou a ler e a compreender melhor os textos depois que transformou em hábito as visitas à biblioteca. “A gente aprende muito”, conta a aluna, que adora os textos de Vinícius de Moraes.
Após o início da hora do conto, o número de empréstimos de livros aumentou na biblioteca. Outro motivo para o aumento desse número é a liberdade que os alunos têm para circular entre as estantes e para escolher os títulos que eles querem ler. “Mesmo eu sabendo que o livro pode ser um pouco complicado para o aluno entender, eu não o proíbo de pegar, para não o desestimular”, contou Márcia.
Além da hora do conto, a bibliotecária organiza em todo início de ano letivo uma visita à biblioteca para os alunos. Durante a visita ela fala sobre a importância da leitura e explica o que é literatura, como os livros são organizados e como se comportar em uma biblioteca. A bibliotecária também faz uma exposição dos livros novos que chegam à biblioteca, e organiza a lista de espera para empréstimo. Os professores do colégio agendam uma ida à biblioteca para a hora do conto.