Informações sobre a gripe A serão repassadas aos alunos nas escolas 05/08/2009 - 16:41


Os diretores da rede pública e privada de ensino, documentadores escolares e secretários municipais de educação estão recebendo informações e sobre a prevenção nas escolas da gripe A (H1N1). As reuniões acontecem durante toda essa semana, nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE). As orientações serão repassadas aos professores e, com o retorno das aulas, aos alunos.
Desde a tarde de quinta-feira, dia 30 de julho, as aulas estão suspensas por medida preventiva. O período está sendo utilizado para a realização de atividades de treinamento preventivo sobre a doença. “O recesso foi uma medida pedagógica para reforçar os conhecimentos sobre a prevenção da doença”, disse Marinez Romancini, chefe do NRE Dois Vizinhos.
Nos encontros, os diretores recebem um kit informativo que deverá ser utilizado nas escolas para repasse de informações aos professores, funcionários e alunos. “O treinamento vai esclarecer informações desencontradas e trazer tranquilidade para a família dos estudantes”, explicou Sérgio Stacheski, chefe do NRE da Área Metropolitana Norte.
O material inclui um vídeo produzido pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná destinado ao esclarecimento dos professores, e outro voltado aos estudantes, produzido em parceria pela TV Paulo Freire e o setor de Multimeios da Secretaria da Educação. O conteúdo pode ser acessado através do Portal Dia a Dia Educação: www.diadiaeducacao.pr.gov.br .
Segundo o chefe do NRE de Toledo, Aparecido Mendes Cardoso, o encontro foi importante para dar subsídios aos educadores para a realização das ações preventivas nas escolas. “As ações tem o objetivo de precaver esse surto, que está causando um alarde na população. Os diretores vão poder realizar um trabalho de conscientização com a comunidade escolar, convidando as famílias a participar desta mudança de hábitos. Porque a gripe não vai desaparecer por completo e a melhor forma de evitar o contágio é a prevenção e o conhecimento sobre o assunto”.
Durante o encontro, os diretores também receberam informações sobre a prevenção na rotina de trabalho, o que inclui novos hábitos de higiene, não apenas pessoal, mas também no que se refere a limpeza das instituições, bem como cuidados com a merenda e transporte escolar. A orientação aos alunos deve acontecer no primeiro dia de aula, onde os professores trabalharão o material disponibilizado e distribuirão os panfletos informativos produzidos pela Secretaria de Estado da Saúde.