Mais de 90% das escolas estaduais do Paraná retomam aulas presenciais nesta quarta-feira (21)
21/07/2021 - 16:41

As atividades do segundo semestre letivo da rede estadual de educação do Paraná tiveram início nesta quarta-feira (21/07), dando sequência com a reabertura gradual das instituições no modelo híbrido. Ao todo, mais de 90% dos 2,1 mil colégios foram reabertos total ou parcialmente - 500 a mais do que no encerramento do primeiro semestre de 2021. Cerca de 920 mil estudantes estão autorizados a retomar as aulas, mediante assinatura de um termo de responsabilidade pelos pais ou responsáveis. Vale ressaltar que a volta não é obrigatória e os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso.

Nesta quarta-feira, 149 dos 155 colégios de Curitiba receberam estudantes presencialmente. Em Londrina, todas as 68 escolas foram reabertas, assim como as 32 de Maringá. Além disso, das 92 escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Cascavel, 90 retomam as atividades presenciais no formato híbrido. Em algumas cidades, ainda existem decretos municipais que impedem o retorno. 

Segundo Roni Miranda, Diretor de Educação da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), o retorno às aulas presenciais, que vêm acontecendo desde o dia 10 de maio, se dá de maneiras distintas. “Algumas escolas estão atendendo todas as suas turmas, mas existem outras que estão em seu primeiro dia de aula presencial desde o dia 16 de março de 2020. Por isso, depois de mais de um ano e meio de pandemia, a volta é de forma gradual para que aconteça uma adaptação com relação a esse contexto de atendimento aos estudantes neste momento". 

Para garantir a segurança sanitária, as escolas estaduais do Paraná foram organizadas de forma a respeitar o distanciamento social e, cumprindo os protocolos de biossegurança, todos os profissionais de educação passaram por uma capacitação e receberam equipamentos de proteção.

A diretora da Escola Estadual Dom Pedro II, Juliana Muterlle, aponta que 30% do total de alunos voltaram às aulas presenciais neste momento, depois de um ano e meio no ensino remoto. Ela destaca que todos os protocolos de biossegurança estão sendo seguidos. "Compreendemos que ainda existe um receio por parte dos pais em permitir que seus filhos retornem, mas estamos organizados para garantir que todos os cuidados sejam tomados e a rotina se restabeleça de forma segura".

Vacinação — Na última terça-feira (20), o Paraná chegou à marca de 223 mil profissionais da Educação Básica vacinados com a primeira dose (somando as redes públicas estadual e municipal e a privada). Os números podem ser acompanhados no site do Governo do Estado.

Medidas de proteção contra a Covid-19 — As instituições de ensino seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

Orientações — Na página Aulas Seguras 2021, a comunidade escolar encontra importantes orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos.

 

Últimas Notícias