Mais sete municípios do NRE Toledo serão georreferenciados 24/07/2009 - 15:08

O Núcleo Regional de Educação de Toledo realizou, na quinta-feira (23), uma reunião para incluir mais sete municípios no Processo de Matrícula Georreferenciado para o ano letivo de 2010. O sistema de georreferenciamento consiste em encaminhar os alunos da rede pública à escola estadual mais próxima de sua residência, a localização dos alunos é mapeada através do número de identificação na fatura de energia elétrica, pois todos os postes da COPEL são georreferenciados. Este sistema foi criado para atender a legislação vigente, que garante ao aluno o direito de estudar no estabelecimento mais próximo de sua residência.
Durante a reunião, a equipe de técnicos da Secretária de Estado da Educação realizou a marcação da posição geográfica das escolas municipais e estaduais e demarcou a área de abrangência dos estabelecimentos, também apresentou a metodologia do Georreferenciamento e repassou as ações que deverão ser realizadas pelas escolas para a coleta de dados e a efetiva implantação do sistema.
Estiveram presentes no encontro representantes da rede municipal e estadual de ensino dos municípios de Diamante do Oeste, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste e São Pedro do Iguaçu. A avaliação geral foi positiva por parte dos participantes. Eles surpreenderam-se com as possibilidades do sistema que pode inclusive calcular a distância da residência do aluno até a escola.
De acordo com o setor de Logística do NRE Toledo, doze dos dezesseis municípios atendidos utilizam o Processo de Matrícula Georreferenciado. É importante ressaltar que as Prefeituras que tiverem interesse em implantar o Processo a nível municipal, podem entrar em contato com o setor de Logística do NRE Toledo e encaminhar os trâmites necessários para tal.