Municípios tem até 10 de outubro para aderir ao programa Pró-Letramento do MEC 24/09/2008 - 15:59
Representantes dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) e das Secretarias de Educação dos municípios reuniram-se nesta terça-feira (23) em Curitiba, no Colégio Estadual do Paraná, para conhecer dois programas do Ministério da Educação (MEC), o Pró-Letramento e o Pró-Infantil. O objetivo é mobilizar os professores pela qualidade de educação e a iniciativa será implantada nos municípios que aderirem aos programas. Para o pró-letramento o prazo de adesão vai até o dia 10 de outubro.
A Superintendente de Estado da Educação Alayde Digiovanni falou sobre a importância dos programas e ressaltou que a participação dos chefes dos NREs é fundamental no suporte às secretarias de educação municipais. "Essa é uma articulação importante do MEC com os municípios, que conta com a parceria da Seed no compromisso pela melhoria da educação no Paraná", disse.
O Pró-Letramento é um programa de formação continuada para os professores das séries inicias do ensino fundamental nas áreas de matemática e língua portuguesa. O curso é semi-presencial, com uma carga-horária total de 120 horas. É certificado como curso de extensão pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) na área de matemática, e pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), na área de Língua Portuguesa.
Roberta de Oliveira, coordenadora geral de formação de professores do MEC, afirmou que a formação continuada é um direito do professor que deve ser atendido e que leva à melhoria da qualidade de ensino, um direito do aluno. "Esse programa mobiliza os professores no sentido de querer sempre mais, indo em busca de novos horizontes", disse.
O Pró-Infantil é um programa de formação de professores que trabalham na educação infantil no ensino público ou na rede particular sem fins lucrativos. É um curso de magistério à distância de nível médio. O programa proporciona aos professores em exercício a formação pedagógica necessária à melhoria da qualidade da prática profissional.
Segundo Sandra Garcia, chefe do Departamento de Educação Profissional da Seed, a iniciativa do MEC está em consonância com a postura adotada pelo governo estadual desde 2004. "Reabrimos a oferta de cursos de formação dos professores da educação infantil porque percebemos que muitos deles não tinham a formação de nível médio. Hoje são 134 escolas de formação de professores no estado", ressaltou.


