Núcleo de Curitiba realiza seminário de enfrentamento a violência e indisciplina 04/09/2008 - 16:55

O seminário sobre enfrentamento a violência e indisciplina, realizado pelo Núcleo Regional de Educação de Curitiba (NREC), reuniu nessa quinta-feira (04) no auditório do Colégio Estadual do Paraná, palestrantes da área de educação e direito. Serão três dias de discussão, em busca de um caminho para lidar com o problema respeitando os direitos da criança e do adolescente previstos na Constituição Federal (CF) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os 580 professores inscritos participam do seminário como parte da hora-atividade concentrada.
Luciana Camargo, da equipe disciplinar do NREC, idealizadora do seminário, definiu: “o objetivo é que os professores reflitam sobre a prática pedagógica que de algum modo influencia a prática do adolescente em sala”. Luciana contou que o encontro vai mostrar algumas práticas que deram certo, e o que transforma o professor em sujeito de modificação social.  
“O que queremos é pensar outros olhares para discutir situações, sistematizar o encaminhamento, para fazer um enfrentamento concreto da violência”, disse o professor Fábio Luiz Maciel da Cunha, da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude. Segundo ele, o maior desafio é o distanciamento entre professores e adolescentes. “Cada adolescente tem uma vivência, se não considerarmos isso, acabamos não abrangendo a todos”.
A professora Ana Christina Brito Lopes, Secretária da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), ressaltou que cabe aos professores grande parte da responsabilidade de assegurar a proteção integral da criança e do adolescente, conforme determinam a CF e o ECA. “O meu objetivo maior é conscientizar os professores, porque eles têm mais proximidade com a criança e o adolescente, que muitas vezes são mais vítimas do que vitimizadores”. Para ela é necessário que os professores fiquem atentos e percebam as reais dificuldades dos alunos, porque por trás da indisciplina pode estar até mesmo a violência doméstica.
A chefe do NREC, Sheila Marize Toledo, considerou um grande avanço a sistematização da hora atividade concentrada, que possibilitou a realização deste seminário e outros encontros, os quais tiveram grande adesão dos professores. “Mostra o interesse dos professores em estar em consonância com os problemas da sociedade, em dar respostas que tenham a ver com os questionamentos dos alunos”.
As duas outras etapas do seminário serão realizadas nos dias 11 e 25 de setembro pela manhã, contando como hora atividade. O encontro é uma iniciativa conjunta do Departamento de Desafios Contemporâneos Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seed), da equipe disciplinar do NREC e da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB-PR.