PR lidera média de anos de estudo entre alunos entre 10 e 13 anos diz IBGE 09/10/2009 - 19:07

O Paraná tem a maior média de anos de estudo entre os estudantes entre 10 e 13 anos, o melhor resultado do Brasil. É o que mostra a Síntese de Indicadores Sociais divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (09). “Os dados demonstram que o Paraná acertou o caminho e está melhorando seus índices de acesso e tempo de permanência tanto no ensino fundamental quanto no médio”, avalia a secretária estadual de Educação Yvelise Arco-Verde.
Em 2008, a rede pública do Paraná atendeu 89,9% dos estudantes do ensino fundamental. No ensino médio, este percentual de pessoas é de 86% na rede pública. “As políticas inclusivas do Paraná se traduzem em ações que vão além da sala de aula. É o caso do Programa de Transporte Escolar (PTE), parte fundamental de um projeto de melhoria da qualidade do serviço”, analisa a secretária.
A pesquisa do IBGE aponta ainda que no Paraná 60,5% dos jovens na faixa dos 18 a 24 anos cursam o ensino superior. Percentual acima do nacional que é de 45,5%. A pesquisa informa que mais da metade das pessoas com 25 anos ou mais de idade no Paraná completaram o ensino fundamental, enquanto a média nacional está abaixo de 50%. A taxa de frequencia escolar dos estudantes de 7 a 14 anos foi de 97,9% em 2008 e a média de anos de estudos no Paraná - acima de 25 anos - é de 7,4%.