Paraná Biodiversidade lança cartilha sobre a fauna para público infantil 13/05/2008 - 16:28

O “Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Estado do Paraná”, publicação do projeto Paraná Biodiversidade, que relacionou 344 espécies em risco de desaparecer do território paranaense, foi adaptado para o público infantil. O resultado é a cartilha “Fauna do Paraná em Extinção”, que já teve mais de 10 mil exemplares, distribuídos às escolas públicas do Estado. O projeto Paraná Biodiversidade é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Com linguagem acessível, fotos e ilustrações, a cartilha é dividida em sete capítulos: mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes, abelhas e borboletas. Cada um deles informa as características, habitat, comportamento, hábitos alimentares, reprodução e as principais ameaças à espécie.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, explicou que a cartilha tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da fauna para o equilíbrio do ambiente natural. “Junto com a flora, há união de relações que mantém vários dos ecossistemas únicos, e, se há um desequilíbrio em um grupo da fauna, a percepção na flora é notável. Por isso a cartilha deseja mostrar o quanto da fauna ainda há para compreender e preservar”, disse.

AULAS – A cartilha traz informações sobre 121 espécies. No capítulo dedicado aos mamíferos, por exemplo, constam 28 animais. Segundo a coordenadora do projeto pelo Paraná Biodiversidade no IAP, Márcia de Guadalupe Pires Tossulino, a idéia é que o material seja utilizado em sala de aula, para que professores trabalhem a importância da preservação da fauna.

“A adaptação do Livro Vermelho contribui para que as informações sejam repassadas de forma clara e objetiva para o público infantil. As crianças precisam compreender a importância da fauna para todo o meio ambiente e ao perceber isso, elas se tornam guardiãs destas espécies”, concluiu Márcia.

Livro Vermelho – O Livro Vermelho da Fauna Ameaçada do Estado do Paraná teve sua primeira edição publicada em 1995, contendo informações sobre 167 espécies. Em 2004, uma nova versão – mais completa, com 344 espécies – foi lançada pelo IAP.

Das espécies relacionadas na segunda edição, 163 foram consideradas ameaçadas de extinção em diferentes categorias - regionalmente extinta, criticamente em perigo, em perigo e vulnerável. Entre as 163 espécies ameaçadas no Paraná estão 69 aves, 32 mamíferos, 22 peixes, 18 abelhas, 15 lepidópteros, quatro anfíbios e três répteis.

Mais informações podem ser conseguidas no endereço eletrônico do IAP (www.iap.pr.gov.br).