Professora da Educação Especial promove trabalho de aprendizado individualizado e sensibilização de docentes 15/10/2021 - 11:33

Professora de Educação Especial há 30 anos, Jaqueline Bensi Siqueira desenvolve no Colégio Estadual João Paulo I, em Curitiba, um trabalho colaborativo voltado ao aprendizado individualizado e à sensibilização dos professores. Com os estudantes, ela promove atividades para descobrir como é o processo de aprendizagem de cada um, respeitando seu tempo e entendendo quais recursos geram melhores resultados. Já com os docentes, o trabalho é direcionado ao entendimento desses processos, visando a contribuir com o melhor desempenho de cada estudante.

“Nosso trabalho na Educação Especial é descobrir como o aluno trabalha e, a partir disso, orientar os professores do ensino regular”, afirma Jaqueline. “Cada um aprende de uma maneira, e é preciso respeitar esses diferentes processos.”

Na sala de recursos multifuncional do colégio, onde é ofertado o Atendimento Educacional Especializado, Jaqueline trabalha com estudantes do 6º ao 8º ano do ensino fundamental. No contraturno, ainda, ela dá aulas de Língua Portuguesa para o 6º ano do ensino regular. A professora também teve experiências profissionais na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) até 2015, envolvendo a estimulação sensorial de crianças desde os 2 anos, com brincadeiras no chão para desenvolver a coordenação motora. 

“O ato da descoberta me encanta. Gosto de participar do ‘descobrir’ da criança, que é um, e do ‘descobrir’ do adolescente, que é totalmente diferente”, diz a professora. 

Ser educador — Natural de Joaquim Távora, no interior do estado, Jaqueline almejava ser professora desde a infância, quando ia de charrete para a escola rural que frequentava. Suas grandes inspirações foram sua professora de alfabetização e a professora de Língua Portuguesa da 8ª série.

“Ser professor significa fazer a diferença para mim e para o outro, tornar melhor o lugar onde estou e o cotidiano das pessoas com quem eu convivo”, declara Jaqueline. “É muito mais do que passar o conteúdo. É conseguir ver o outro no todo, não só como aluno, mas como um indivíduo na sua totalidade, com suas particularidades e com seu próprio tempo de aprender.”

Dia do Professor — Esta é a última das três matérias em homenagem ao Dia do Professor, celebrado nesta sexta-feira (15). Na quarta, foi publicada a primeira, sobre uma diretora que promoveu melhorias na aprendizagem a partir da revitalização de espaços da escola. Na quinta, foi compartilhada a história de um diretor que criou projetos de sala verde e atendimento psicológico para os estudantes.