Diretor criou projetos de sala verde multiuso e atendimento psicológico para alunos
14/10/2021 - 11:44

Ao ver um espaço abandonado no terreno do Colégio Papa João Paulo I, no bairro Boa Vista, em Curitiba, Aguinaldo Afonso Carneiro logo teve a ideia de criar um projeto para os estudantes — e com a ajuda deles. Foi assim que o diretor criou uma sala verde multiusos, onde os alunos podem plantar, interagir com o meio ambiente e ter aulas ao ar livre. O projeto chegou a receber um prêmio, em 2000, concedido pela Nova Escola.

“Gosto muito do trabalho em conjunto, envolvendo a maior parte das pessoas da escola. Então, sempre me dediquei a encontrar coisas novas e a inspirar os alunos”, conta Aguinaldo, que entrou no colégio em 1997, como professor de Geografia, e chegou a dar aulas para os pais dos alunos de hoje.

Além da sala verde, o diretor também desenvolveu iniciativas como a “lojinha” de tênis e uniformes (onde estudantes podem doar uniformes e calçados usados, que são entregues gratuitamente àqueles que precisam das peças) e um serviço voltado à saúde mental do estudante. Por meio de uma parceria, duas psicólogas e uma conselheira oferecem atendimento gratuito na escola, uma vez por semana, aos estudantes.

“Os alunos têm que se sentir bem na escola, antes de qualquer coisa. Só assim conseguimos resultados no ensino-aprendizagem”, ressalta Aguinaldo. Ele conta que, antes da implementação das iniciativas, a evasão na escola era alta. “O conceito do colégio, no bairro, era baixo. Havia fechamento de turmas por pouca procura. Hoje, nós nos tornamos referência na região, temos até fila de espera”, comenta.

Ser educador — Antes de ser professor, Aguinaldo era dono de uma farmácia. Entrou por acaso no mundo da educação, após concluir a faculdade, quando teve de cobrir aulas de uma professora que precisou se ausentar. Desde então, nunca mais abandonou a rotina escolar. “Quando vi, estava totalmente envolvido. Descobri que dar aula era o que eu mais gostava de fazer”, conta.

Para ele, ser professor é viver aprendendo, todos os dias. “É muito gratificante buscar conhecimento para repassá-lo e perceber que, lá no futuro, você vai ter feito a diferença na vida desses estudantes.”

Dia do Professor — Esta é a segunda de três matérias em homenagem ao Dia do Professor, celebrado nesta sexta-feira (15). Nesta quarta, foi publicada a primeira, sobre uma diretora que promoveu melhorias na aprendizagem a partir da revitalização de espaços da escola. Na sexta, será contada mais uma história de uma professora inspiradora, que faz a diferença em sua comunidade escolar.

Últimas Notícias