Projeto Fera Com Ciência 2008 começa por União da Vitória 08/08/2008 - 20:30

Começa na próxima segunda-feira (11) o Fera Com Ciência 2008, em União da Vitória (Sul do Paraná). A abertura acontecerá às 18h, na Estação Ferroviária União, localizada na Praça Visconde de Nácar, no Centro, com a apresentação profissional do grupo Kundun Balê. Esse será o primeiro de 15 eventos previstos para 2008 em diferentes regiões do Estado e terá a duração de quatro dias, encerrando-se no dia 14, às 20h, no mesmo local, com a apresentação profissional do grupo de folclore ucraniano Kalena.
O Fera Com Ciência é uma integração do Festival de Artes da Rede Estudantil (Fera) e do Educação Com Ciência, projetos que vêm sendo desenvolvidos desde 2004 e atendem à demanda da comunidade escolar de consolidar a prática de atividades artísticas, culturais e científicas no ambiente pedagógico. Possibilita, além disso, o intercâmbio entre as experiências que acontecem nas escolas.
O evento é uma promoção da Secretaria de Estado da Educação e está sendo organizado pelos Núcleos Regionais de Educação de União da Vitória e de Irati. São esperados 1.200 participantes, entre alunos e professores da rede estadual de ensino, além da participação da comunidade local. A temática neste ano é “Integração Cultural Brasil-Japão”, tendo em vista o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e as raízes culturais que os imigrantes plantaram em solo paranaense.
As ações do projeto estão integradas aos princípios políticos educacionais da Secretaria e são executadas em consonância com as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do Paraná e viabilizadas pela Diretoria de Políticas e Programas educacionais, no âmbito do programa Viva a Escola, uma proposta pedagógica de atividades integradoras, respaldada na LDB nº 9394/96, art. 34, que referenda a ampliação dos conteúdos escolares através de atividades complementares ao currículo.