Secretária Nacional de Educação Básica elogia inovações do Paraná na Educação 15/05/2009 - 18:33

As boas práticas do Governo do Paraná na educação pública foram destacadas como referência para o País pela secretária Nacional de Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda de Almeida e Silva, durante um encontro da Universidade Federal do Litoral, em Matinhos, nesta sexta-feira (15). “A experiência do Paraná se destaca pelo projeto curricular elaborado pela Secretaria da Educação e pelo uso dos recursos tecnológicos na sala de aula”, disse.
Maria do Pilar participou de uma reunião com a secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde; prefeitos dos sete municípios do Litoral e diretores das escolas da rede pública. O objetivo do encontro foi discutir ações que possam integrar e melhorar a educação pública no Paraná.
A secretária da Educação ressaltou que o Estado vem trabalhando em parceria para atender cerca de 31 mil alunos das escolas do Litoral. “Nosso grande desafio é manter nossas crianças na escola e dar condições para que este estudante possa chegar na universidade”, disse. A secretária lembrou as ações do Paraná para a permanência do aluno na escola, como a oferta do transporte escolar, a merenda, o livro didático público e a formação dos professores.
Segundo Yvelise, muitas questões ainda precisam ser discutidas, entre elas o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para que o acesso às universidades federais e estaduais seja uma sequência natural do caminho percorrido pelo aluno da rede pública. “Como gestores públicos, temos a missão de fazer valer o direito à educação para todos e no Paraná temos como luta fazer a educação dia a dia melhor”, disse.
O diretor da UFPR Litoral, Valdo Cavallet, disse que o trabalho da universidade em parceria com o Governo do Estado e as cidades litorâneas é importante porque integra desde a educação infantil até a graduação. “A UFPR Litoral tem o diferencial de buscar a qualidade na educação em todos os níveis, fazendo a capacitação dos professores”, disse.
O prefeito de Matinhos, Eduardo Dalmora, destacou o apoio que a cidade vem recebendo. Para ele, a maior conquista até hoje foi a instalação do campus Litoral da UFPR. “O Litoral não é só um lugar de veraneio, nossos moradores merecem educação de qualidade. O governo estadual tem dado apoio com programas de distribuição do livro didático e o Programa de Desenvolvimento Educacional”, disse.
Participaram do encontro a secretária Nacional da Educação Básica, Maria do Pilar Lacerda de Almeida e Silva; o diretor da UFPR Litoral, Valdo José Cavallet; a secretária da Educação do Paraná, Yvelise Arco-Verde; os prefeitos de Matinhos, Eduardo Dalmora; de Guaraqueçaba, Riad Zahow; Guaratuba, Evani Justus; Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes; Morretes. Amilton da Silva; Antonina, Carlos Machado, e a secretária da Educação de Paranaguá, Elvira do Rocio.