Secretária destaca evento com os diretores eleitos que acontecerá em Foz 20/03/2009 - 17:41

A secretária da Educação Yvelise Arco-Verde encaminhou uma carta a todos os gestores escolares destacando a importância do evento de posse dos novos diretores que acontece de 24 a 27 de março em Foz do Iguaçu.  A secretaria ressaltou o compromisso com a gestão democrática e as políticas públicas para a educação, destacando que os diretores foram eleitos por voto direto pela comunidade escolar. Ela também falou sobre o Curso de Formação para os diretores, na modalidade a distância. Também lembrou que também serão abordados outros assuntos como a diversidade e inclusão educacional; as tecnologias educacionais; os planos de carreira e formação continuada dos profissionais da educação; os espaços escolares e estrutura física da rede estadual de ensino; e a gestão democrática e organização do trabalho pedagógico.

Leia abaixo a íntegra da carta aos gestores escolares:



AOS GESTORES ESCOLARES:

O Paraná tem se destacado entre os entes federados como um Estado que defende e realiza a democratização da educação, não somente como preceito constitucional, mas como princípio que se consubstancia pela prática efetiva na gestão da escola pública.
Este processo se inicia com a escolha dos gestores pela via da consulta aos membros da comunidade escolar, no sentido de propiciar um debate sobre as prioridades de cada unidade de ensino, expostas nos planos de ação dos candidatos ao cargo, se fortalece na organização do coletivo da escola, por meio dos Conselhos e Órgãos Colegiados, e se estende na formação continuada dos diretores.
A gestão democrática, na escola, abre espaço para a consolidação de um processo de construção de uma educação pública que represente um projeto de sociedade democrática.
É a continuidade dessa construção que neste momento se apresenta, quando reúne, para oficializar nas funções, a totalidade dos diretores das escolas estaduais, legitimamente ao cargo.
Ao mesmo tempo, com o entendimento de que essa proposta de democratização da educação, não prescinde da necessidade de troca de experiência, de atualização de conhecimentos e de reflexão constante, é que se realiza o Curso de Formação Continuada para Diretores. Tal formação tem a intenção de promover o fortalecimento conceitual e a efetivação da gestão democrática na rede estadual  de educação pública do Paraná.
Para tanto, a Secretaria de Estado da Educação - SEED - conta com o apoio e participação da Universidade Federal do Paraná - UFPR - na formulação e oferta do Curso, o que nos dá a certeza de que o fundamento teórico, viabilizado por meio de uma metodologia diferenciada, sustentará as bases das discussões sobre a organização do trabalho pedagógico na escola pública.
Contamos com suas presenças, em Foz do Iguaçu, nas datas de 24 a 27 de março de 2009, para que juntos, possamos traçar os caminhos de uma nova realidade do sistema público educacional, com a efetivação de um ensino de qualidade para o Estado do Paraná.


Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde
Secretária de Estado da Educação do Paraná