Seminário em Assis avalia processo de inclusão nas escolas 19/04/2011 - 10:23
A Federação Nacional das Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais realizou o 1º Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica nos municípios de Assis Chateaubriand, Iracema do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Tupãssi. O evento, ocorrido na semana passada, contou com a parceria das Secretarias Municipais de Educação e do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Assis Chateaubriand, que assim como a Secretaria de Estado da Educação (Seed), promove uma política de inclusão educacional.
Segundo a chefe do NRE, Débora Vilas Boas Talga Weiller, o seminário buscou avaliar a forma como é realizada a inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual e múltipla. “O encontro nesses quatro municípios também apontou os avanços e dificuldades encontrados no sistema comum de ensino”. Além disso, o seminário discutiu o papel das escolas especiais nesse contexto. “Foi um momento importante para sabermos o que é ofertado aos nossos alunos, como podemos melhorar a qualidade de ensino para que eles possam sentir-se incluídos e felizes”, disse a chefe.
Para a coordenadora de educação especial do NRE, Denise de Cássia Ventura de Oliveira, o seminário conseguiu atingir o objetivo proposto pela Federação. “A sociedade precisa ser estimulada a ver com otimismo a inclusão, pois isso não é uma obrigação e sim um direito das pessoas com deficiências. O seminário possibilitou esse estímulo”, afirmou. Ela ainda parabenizou a iniciativa da Federação Nacional das Apaes e aos municípios que aderiram ao evento.
Participaram do encontro, diretores de escolas municipais, escolas estaduais nas quais a inclusão acontece, professores, alunos com deficiência e os respectivos pais. No seminário, os alunos também fizeram apresentações artísticas que emocionaram aos participantes. O seminário deve acontecer em outras cidades de todo o Brasil. Os formulários de avaliação preenchidos no seminário foram enviados à Federação das Apaes que deve divulgar o resultado posteriormente.


