Colégios e Escolas Cívico-Militares

 

Imagem de um brasão, contendo uma ave e 3 estrelas

 

 

Brasão da Escola Cívico-Militar

Missão/sobre

À Equipe dos Colégios e Escolas Cívico-Militares compete coordenar, orientar, acompanhar e verificar as ações pedagógicas e administrativas das Instituições que ofertam o modelo cívico-militar conforme dispõe Decrete Nacional nº 10.004 e a Lei Estadual nº 20.338 que dispões sobre as Escolas Cívico-Militares, modelo nacional e os Colégios Cívico-Militares, modelo estadual.

Compete-lhe ainda assessorar as equipes pedagógicas das Instituições de Ensino no processo de implantação das especificidades do modelo.

 

 
Proposta

A proposta dos Colégios e Escolas Cívico-Militares é ofertar uma educação básica de qualidade, o desenvolvimento de um ambiente escolar adequado e que promova a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a gestão de excelência dos processos educacionais, pedagógicos e administrativos e o fortalecimento de valores humanos e cívicos.

 
Modelo

As Escolas Cívico-Militares são pertencentes ao Programa Nacional das Escolas Cívico-militares, que é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da instituição e apoio dos militares inativos das forças armadas.

Os Colégios Cívico-Militares são pertencentes ao Programa Colégios Cívico-Militares no Estado do Paraná, em parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e Esporte e a Secretaria Estadual da Segurança Pública, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da instituição e apoio dos militares do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV) do Estado do Paraná.

 
Implantação

A implantação do modelo nas instituições de ensino é feita a partir de consulta pública com a comunidade escolar.

 
Componente Curricular

Os Colégios Cívicos Militares do Estado Paraná foram instituídos pela Lei 20338/2020, que no seu Artigo 2º apresenta como um dos princípios “a promoção dos direitos humanos e cívicos, respeito à liberdade e o apreço à tolerância como garantia do exercício da cidadania e do compromisso com a superação”, permitindo que o educando seja capaz de entender os princípios éticos de respeito aos direitos humanos, à proteção à dignidade humana, o zelo pelos direitos fundamentais de toda a comunidade escolar e à diversidade. 

Pelo exposto, a presente proposta objetiva contribuir para o aprimoramento da qualidade da Educação Básica nos Colégios Cívico Militares do Estado do Paraná por meio do Componente Curricular de Cidadania e Civismo, ampliando a consciência crítica e a compreensão do conceito de cidadania, refletindo na sua prática como cidadão.

O Componente Curricular de Cidadania e Civismo visa contribuir de forma que a educação escolar se efetive como uma estratégia, favorecendo a construção da cidadania e a participação ativa na sociedade.

Diante da necessidade de uma prática educacional que considera o papel transformador do indivíduo e sua realidade social, compreendendo seus direitos e deveres, os conhecimentos científicos trabalhados na disciplina estão alinhados à formação comum para o pleno exercício da cidadania, contribuindo para o seu desenvolvimento integral.

Sua abordagem deve contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, permitindo a apropriação de conceitos, mudanças de atitudes e ações em que cada estudante participa de forma autônoma na comunidade em que está inserido.

 
Equipe

Chefe de Departamento de Programas para a Educação Básica - DPEB
Cristiane Jakymiu | cristiane.jakymiu@escola.pr.gov.br

Coordenadora Pedagógica
Soraia Cristina Azevedo | soraiaazevedo@escola.pr.gov.br

Técnicos Pedagógicos
Sharon Martins Vieira Noguêz | sharon.vieira@escola.pr.gov.br
Francisco Gasparin Neto | francisco.neto17@escola.pr.gov.br
Elizabeth Schmidt Paranhos | elizabethparanhos@escola.pr.gov.br

Contatos
E-mail: dpeb_civicomilitarpr@educacao.pr.gov.br
Telefones: (41) 3340-1716

 

 

 Consulte as escolas homologadas por consulta pública à comunidade

 

 


 

 


Acesse também: