Consulta Pública - Educação para o Futuro
Participe da consulta pública sobre a Educação para o Futuro. Antes, porém, assista ao vídeo informativo e as demais informações sobre o projeto que estão na sequência.
Participe a partir de 14/10/2024
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Programa Educação para o Futuro, o que é?
O Programa, que é financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visa preparar os estudantes do ensino médio da rede pública estadual do Paraná para a sociedade e o mundo do trabalho do século XXI, mediante a melhoria da aprendizagem no ensino médio, por meio de currículos atualizados, de uso de tecnologias educacionais e da qualificação e expansão da educação profissional de nível médio, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Qual o objetivo geral do Programa?
O objetivo geral do programa é aumentar a taxa de estudantes que concluem o Ensino Médio. Já os objetivos específicos são:
- melhorar a qualidade da educação do Ensino Médio;
- aumentar a cobertura do Ensino Técnico Profissional (ETP) de nível médio;
- melhorar a qualidade dos serviços de facilitação da transição da educação básica para o Ensino Superior ou para o mercado de trabalho.
Quem é o público-alvo?
Professores e estudantes do ensino médio estadual.
O que terão as unidades novas que farão parte do Programa Educação para o Futuro?
As Escolas do Futuro terão estruturas físicas modernas, com padrões elevados de sustentabilidade, equipamentos tecnológicos de ponta e uma proposta pedagógica inovadora. Todos esses aspectos estão sendo pensados com o propósito de privilegiar o desenvolvimento integral do aluno.
E o ensino técnico profissionalizante?
As unidades novas construíras no Programa Educação para o Futuro ofertarão cursos técnicos nas áreas de tecnologia, saúde e agricultura, com o propósito de desenvolver o arranjo produtivo local e aumentar a renda das famílias paranaenses.
Mas afinal, quantas obras serão realizadas?
Para alcançarmos os objetivos, serão construídas 07 novas unidades e até 40 ampliações de escolas existentes.
Por que preciso participar da consulta?
Preocupados com o bem-estar da população e visando minimizar e neutralizar possíveis danos sociais e ambientais, realizaremos uma consulta pública com o objetivo de registrar os pontos de vista e percepções das pessoas que podem ser afetadas direta e indiretamente pelo projeto, e oferecer uma forma de levar em consideração as contribuições, visando aperfeiçoar o planejamento e a implementação do projeto.
O cronograma abaixo demonstra como a consulta pública será realizada.
Divulgação
De 14/10 a 18/10/2024
Consulta Pública
De 14/10 a 27/10/2024
Devolutiva
06/11/2024
Assista à live!
Relatório sobre a realização da Consulta Pública
Conheça mais alguns detalhes do projeto:
Realizaremos a consulta pública para as unidades prioritárias no planejamento de obras da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR). Os critérios utilizados para a escolha dos municípios/escolas que participam da consulta foram: disponibilidade de terreno de propriedade do Estado compatível com o porte da escola prevista para o projeto; redução do cadastro de espera, redução do ensino médio noturno; necessidade de ampliação da escola e potencial para a oferta de cursos técnicos.
Com base nos critérios descritos acima, foram selecionados 04 municípios para a construção das unidades novas; e 5 escolas, já existentes, para ampliação.
As unidades novas que serão consultadas nesta consulta pública serão:
Município de Curitiba
R. Maria Orso Pereira, s/n, Curitiba – PR
Previsão de vagas de 1920 estudantes
Município de São José dos Pinhais
R. R. Ilo Antoninho Mozer, s/n, São José dos Pinhais – PR
Previsão de vagas de 1536 estudantes
Colégio Estadual Carmelina F. Pedroso
R. Almiro Antonio da Silva, 25 - Jardim Ceres, Arapoti - PR, 84990-000
Colégio Estadual Djalma Marinho
R. Joaquim Celestino Ferreira, 185 - Jardim Esmeralda, Campo Largo - PR, 83604-120
Colégio Estadual Professor Nilo Brandão
Av. Jornalista Aderbal Gaertner Stresser, 748 - Cajuru, Curitiba - PR, 82970-232
Colégio Estadual Professora Dulce Maschio
R. Padre Jandir Luiz Ferrari, 700 - Industrial, Guarapuava - PR, 85053-440
Colégio Estadual Cívico-Militar Alcides Munhoz
R. Mal. Floriano, 61 - Imbituva, PR, 84430-000
Colégio Estadual Vercindes Gerotto dos Reis
R. Ângelo Bertazo, 487 - Jd Sta Efigenia, Paiçandu - PR, 87140-000
Colégio Estadual Alberto Gomes Veiga
R. Júlia da Costa, 780 - Campo Grande, Paranaguá - PR, 83203-060
Colégio Estadual Professora Rosilda de S. Oliveira
R. Vinte e Cinco de Março, 971 - Guarituba, Piraquara - PR, 83310-270
Colégio Estadual Hélio Antônio De Souza
R. Dário Veloso, 325 - Praia de Leste, Pontal do Paraná - PR, 83255-000
As unidades novas das Escolas do Futuro serão construídas com material de qualidade, layout moderno, que promove a interação social e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, necessárias aos profissionais do século XXI.
Pensando no consumo consciente dos recursos naturais, as escolas disporão de itens de sustentabilidade ambiental que reduzirão o uso de energia elétrica com a utilização de lâmpadas de LED, otimização da iluminação e da ventilação natural e geração/uso de energia solar fotovoltaica. Para a redução do uso de água potável, serão utilizados equipamentos economizadores de água e serão implantadas cisternas para o armazenamento da água da chuva.
As imagens a seguir ilustram como as Escolas do Futuro estão sendo planejadas. Muitas características físicas desse projeto padrão serão aprimoradas durante o desenvolvimento do projeto.
Projeto Padrão das Unidades Novas
As escolas que serão ampliadas pelo projeto também serão Escolas do Futuro e seguirão o perfil das construções novas. No entanto, as características físicas das construções já existentes restringem a instalação de alguns itens de sustentabilidade ambiental. Por esse motivo, cada escola possuirá um projeto específico, o qual conciliará os pontos fortes da construção existente e os itens de sustentabilidade apropriados para cada situação.
Os estudos socioambientais a seguir foram elaborados para o projeto. Tais estudos visam identificar impactos e problemas durante a execução das obras e propõem formas de controlar e reduzir incômodos à vizinhança e ao meio ambiente.
Apresentação da Avaliação Socioambiental
Nos botões abaixo, veja a íntegra dos estudos socioambientais:
Avaliação Ambiental e Social (AAS)
Autor: Rogério Peter de Camargo, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Plano de Gestão Ambiental e Social (PGAS)
Autor: Rogério Peter de Camargo, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Marco de Gestão Ambiental e Social (MGAS)
Autor: Luiz Fernando Galli, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
Confira as possíveis dúvidas sobre o Programa Educação para o Futuro.
Responda ao questionário abaixo e ajude-nos a desenvolver um projeto adequado às necessidades da sua comunidade.
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