EduTech
Programas e projetos >> Edutech
É uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), que visa a formação de estudantes na área de tecnologia e inovação para o desenvolvimento de projetos significativos à comunidade, oportunizando o protagonismo do estudante na aplicação de estratégias para resolução de problemas, nas suas práticas escolares e vivências pessoais.
O objetivo do Edutech é capacitar jovens em tecnologia, sobretudo em conteúdos de programação, por meio da Plataforma Alura, contemplando o Pensamento Computacional, a Cultura e o Letramento Digital dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que estão cada vez mais conectados e imersos em tecnologias digitais.
Público alvo
Matriz Curricular
- Pensamento Computacional
- Ensino Fundamental Regular - 8º e 9º ano
- Ensino Tempo Integral - EF
- Novo Ensino Médio - 1ª série
- Trilha de Programação I (Matemática II)
- Novo Ensino Médio - 2ª série - IF
Programa Ampliação de Jornada
- Em Contraturno Escolar:
- Ensino Fundamental - Presencial
- Ensino Médio - On-line / Autoinstrucional
CONCURSOS E COMPETIÇÕES
Neste espaço, encontre os concursos e competições que a equipe Edutech disponibiliza para você e sua escola participarem.
Você sabia que a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil já começou?
Garanta o lugar da sua escola e se prepare para essa jornada.
Não precisa de laboratório de informática.
Todos os estudantes da rede podem participar!
Inscrições: até 04/08
Acesse: Link da página da competição
Se você está matriculado em uma instituição de ensino da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná e cursando o Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º Ano), 1ª ou 2ª série do Ensino Médio, venha participar do Concurso de "Programação" - Agrinho.
Inscrições: até 04/08
Acesse: Link da página do concurso
PROGRAMA EDUTECH
Programa desenvolvido em contraturno escolar, com a finalidade de apresentar e/ou aprimorar o conhecimento dos estudantes em Programação. O Programa Edutech tem como público-alvo os estudantes da rede estadual de ensino matriculados no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.
Confira as Trilhas de Estudo do Programa Edutech
Games e Programação
Nesta trilha, aprenderemos a criar jogos 2D e animações. Vamos pensar e criar a lógica, visual, história, detalhes e regras de um jogo e outros projetos para que você possa curtir com seus amigos e familiares. Na parte de animações serão desenvolvidos efeitos especiais, a física por trás do funcionamento de personagens e a integração com outras multimídias. Tudo isso por meio da internet. No começo, utilizaremos o Scratch para desenvolver os conhecimentos iniciais e primeiros projetos. Depois, criaremos aplicativos para celular com o AppInventor. Além do Scratch para a criação de jogos, será apresentado o Construct e JavaScript que têm outra forma de elaborar jogos. Com o JavaScript, você também poderá criar sites e aprender ainda mais sobre a lógica de programação.
Conteúdos:
- Regra de três: Resolvendo problemas do mundo real
- Movimento Browniano: Aleatoriedade de moléculas com Scratch
- Scratch: Programando seu jogo 2D - Parte 1
- Scratch 3: Recursos avançados de um jogo 2D - Parte 2
- Scratch Animação 1: Animações para um jogo 2D
- Scratch Efeitos Visuais: Programando e mixando efeitos especiais
- Game Design: Fundamentos e criação do GDD
- Scratch: Criando um robô gênio
- Scratch Animação 2: Dando vida a um cenário e retrabalhando sprites
- Troco 1: O jogo da venda
- Troco 2: Desafios com decimais na computação
- Ciência na prática 2: Usando scratch para simulações nerds
- Notação científica: Uma corrida de potências e ordens de grandeza
- Scratch: Seu jogo com física e gravidade
- Scratch: Física e efeitos especiais
- Construct 1: Criando seu primeiro jogo
- Construct 2: Pontuação, sons e menu
- Jogo plataforma Construct 1: Criando um jogo
- Jogo plataforma com Construct 2: Vida, sons, e poder especial
- Jogos clássicos parte 2: laços e listas com Javascript
- Javascript 1: Criando um robô gênio
FRONT-END com HTML e CSS
Nesta trilha, aprenderemos como a lógica de programação funciona e como aplicá-la na construção de site utilizando HTML5, CSS3 e Javascript. Essas linguagens são largamente utilizadas hoje no mundo da tecnologia. Depois, vamos avançar para algumas ferramentas que nos auxiliam no desenvolvimento mais rápido das páginas web e portais, para isso utilizaremos ferramentas como Flexbox e Bootstrap. Para finalizar, desenvolveremos um projeto completo, pensando na base das páginas, layout, com atenção para que o site funcione em vários tipos de dispositivos, seja um computador ou um celular.
Conteúdos
- Jogos clássicos - Parte 1: Iniciando no Javascript com Pong
- Jogos clássicos - Parte 2: Laços e listas com Javascript
- Github: criando seu portifólio digital
- HTTP: Entendendo a web por baixo dos panos
- HTML5 e CSS3 - Parte 1: A primeira página da Web
- HTML5 e CSS3 - Parte 2: Posicionamento, listas e navegação
- HTML5 e CSS3 - Parte 3: Trabalhando com formulários e tabelas
- HTML5 e CSS3 - Parte 4: Avançando no CSS
- CSS: Dispondo elementos com Flexbox e Grid
- Layouts Responsivos: Trabalhando com layouts mobile
- Arquitetura CSS: Descomplicando os problemas
- Bootstrap 4: Criando uma landing page responsiva
- Guia de estilos: Montando páginas com componentes
- JavaScript para Web: Crie páginas dinâmicas
- JavaScript: Programando na linguagem da web
- Vetores e Animação com SVG: Trabalhando com CSS e JavaScript
Desenvolvimento de aplicações baseado em JavaScript
Nesta trilha, aprenderemos como a lógica de programação funciona e como aplicá-la na construção de páginas web para celulares e tablets, a partir do conceito de Mobile First, que pensa como aplicações podem rodar em diversos tipos de equipamentos.
Vamos trabalhar com a linguagem Javascript, uma das mais difundidas no desenvolvimento web e utilizada por grandes empresas como Google, Amazon e Facebook. Por fim, no último trimestre da trilha, usaremos React Native, que utilizada no desenvolvimento de diversos aplicativos como Facebook, Instagram, e Nubank, mostrando sua potencialidade em aplicações.
Conteúdos:
- Jogos clássicos parte 1: Iniciando no Javascript com Pong
- Jogos clássicos parte 2: laços e listas com Javascript
- Github: criando seu portifólio digital
- HTML5 e CSS3 parte 1: A primeira página da Web
- HTML5 e CSS3 parte 2: Posicionamento, listas e navegação
- HTML5 e CSS3 parte 3: Trabalhando com formulários e tabelas
- HTML5 e CSS3 parte 4: Avançando no CSS
- JavaScript: primeiros passos com a linguagem
- JavaScript para Web: Crie páginas dinâmicas
- JS na Web: Manipule o DOM com JavaScript
- "JS na Web: Armazenando dados no navegador"
- Expressões regulares: Capturando textos de forma mágica
- JS na web: CRUD com JavaScript assíncrono
- React: Entendendo como a biblioteca funciona
- React: Ciclo de vida dos componentes
- React: Function Components, uma abordagem moderna
- React Router: Navegação em uma SPA
- React: Abstraindo seu CSS com Styled Components
Data Science (Ciência de Dados)
Nesta trilha, vamos estudar o assunto que mais cresce na área da tecnologia atualmente. Data Science é a ciência que as empresas terão necessidade no futuro próximo, visto o volume de dados produzidos, gerados e armazenados por todos na atualidade. As empresas precisam saber o que fazer para processar e extrair as melhores informações dessa grande massa de dados gerados atualmente, que serão informações valiosas para decisões e mudanças estratégicas para a vida das empresas. Quem será o responsável para tratar e processar esses dados e para extrair melhores e mais valiosas informações é o profissional de Data Science: além dos conhecimentos de programação, esse profissional consegue também a ótica do como trabalhar, organizar e otimizar os dados de uma empresa.
Conteúdos:
- Data Analysis: Introdução com Google Sheets
- Data Analysis: Estatística com Google Sheets
- Google Sheets: Funções úteis para o dia a dia
- Data Visualization: Técnicas de visualização com Google Sheets
- Data Visualization: Técnicas aplicadas no gráfico de linhas
- Python para Data Science: Primeiros passos
- Github: criando seu portifólio digital
- Como conectar o Google Colaboratory ao GitHub
- GitHub no seu projeto de Data Science
- Google Colab: O que é, Tutorial de Como Usar e Criar Códigos
- Python para Data Science: Introdução à linguagem e Numpy
- Trabalhando com arquivos no Colab
- Python para Data Science: Funções, Pacotes e Pandas básico
- Data Science: Primeiros passos
- Jupyter Notebook: Exemplos de Códigos e Como Usar
- Python Pandas: Tratando e analisando dados
- O que faz uma Cientista de Dados?
- Estatística com Python - Parte 1: Frequências e Medidas
- Estatística com Python - Parte 2: Probabilidade e Amostragem
- Assuntos que assombram em Data Science
- Data Visualization: criação de gráficos com o Matplotlib
- Data Visualization: Explorando com Seaborn
- Scraping com Python: Coleta de dados na web
- Soft Skills mais importantes para a área de dados
Programação em JAVA
Nesta trilha, você vai estudar uma das linguagens mais utilizadas e importantes ao longo das últimas décadas no mundo da programação. O sistema Android, utilizado na maioria dos celulares e tablets, usa Java. Aqui, vamos aprender a criar interfaces, a armazenar informações e desenvolver aplicações completas. Tudo isso pode ser uma porta de entrada para a programação em Java e para o mercado de trabalho de tecnologias.
Conteúdos:
- Jogos clássicos - Parte 1: Iniciando no Javascript com Pong
- Jogos clássicos - Parte 2: Laços e listas com Javascript
- Github: criando seu portfólio digital
- Java JRE e JDK: Escreva o seu primeiro código com Eclipse
- Java OO: Introdução à Orientação a Objetos
- Java Polimorfismo: Entenda herança e interfaces
- Java Exceções: Aprenda a criar, lançar e controlar exceções
- Java e java.lang: Programe com a classe Object e String
- Java e java.util: Coleções, Wrappers e Lambda expressions
- Java e java.io: Streams, Reader e Writers
- Java Collections: Dominando Listas, Sets e Mapas
- Introdução ao SQL com MySQL: Manipule e consulte dados
- Consultas SQL: Avançando no SQL com MySQL
- Java e JDBC: Trabalhando com um banco de dados
Programação em Python
Nesta trilha, você vai estudar a linguagem de programação mais querida dos "devs" na atualidade: o Python. Com ela é possível aplicar os conceitos básicos de programação até criar jogos, mesmo se estiver começando agora no mundo da programação. Aqui, você vai aprender como manipular informações simples e complexas, que são importantes e necessárias no dia a dia de programadores e programadoras. Ao final da trilha desse ano, você será capaz de desenvolver aplicações de pequeno, médio e grande porte com o Python.
Conteúdos:
- Jogos clássicos - Parte 1: Iniciando no Javascript com Pong
- Jogos clássicos - Parte 2: Laços e listas com Javascript
- Github: Criando seu portifólio digital
- Python 3 - Parte 1: Introdução à nova versão da linguagem
- Python 3 - Parte 2: Avançando na linguagem
- Python 3: Introdução a Orientação a objetos
- Python 3: Avançando na orientação a objetos
- Python 3: Trabalhando com I/O
- String em Python: Extraindo informações de uma URL
- Flask parte 1: Crie uma webapp com Python 3
- Flask parte 2: Avançando no desenvolvimento web
- Introdução ao Django: Modelo, Rotas e Views
- Integração de modelos no Django: Filtros, buscas e admin
- Autenticação no Django: Formulários, requisições e mensagens
- Boas práticas no Django: Apps, pastas e paginação
- Formulários no Django 3: Criando e validando dados
INSCRIÇÕES PROGRAMA EDUTECH ON-LINE
Informações importantes
Antes de realizar sua inscrição nos cursos de programação, que são gratuitos, fique atento às orientações abaixo:
- As inscrições destinam-se a alunos, professores e agentes educacionais da Rede Pública Estadual do Paraná;
- Caso o inscrito não receba o e-mail de confirmação, deve-se verificar a caixa de SPAM do seu e-mail "@escola";
- Para que a inscrição seja realizada com sucesso, deve-se estar logado unicamente com sua conta @escola;
- Processo de Credenciamento classifica os inscritos por ordem de inscrição;
- Os selecionados serão informados do início das atividades, pelo seu e-mail @escola;
- O término dos cursos oferecidos coincidem com o término do ano letivo vigente;
- A plataforma de programação disponibilizará um certificado ao final de cada conteúdo de estudo finalizado;
- Para se inscrever no Programa EDUTECH, recomendamos que utilize um computador e conecte-se primeiro à sua conta @escola e, depois, acesse o link de inscrição abaixo;
- Caso utilize um smartphone, acesse o link de inscrição informado abaixo, utilizando uma janela anônima de seu navegador de internet e conecte-se à conta @escola;
- Após a a confirmação da inscrição via e-mail @escola, acesse a Plataforma do curso.
Previsão inscrições 2º semestre: 19 de junho a 06 de julho
Links de inscrição
Estudantes: https://abrir.link/ZWjYv
Professores e agente educacionais: https://abrir.link/fJBXq
Dúvidas
Caso não consiga realizar a inscrição ou tenha alguma dúvida sobre os cursos de programação, entre em contato com sua escola.