EduTech

Programas e projetos >> Edutech

imagem edutech

É uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), que visa a formação de estudantes na área de tecnologia e inovação para o desenvolvimento de projetos significativos à comunidade, oportunizando o protagonismo do estudante na aplicação de estratégias para resolução de problemas, nas suas práticas escolares e vivências pessoais.

O objetivo do Edutech é capacitar jovens em tecnologia, sobretudo em conteúdos de programação, por meio da Plataforma Alura, contemplando o Pensamento Computacional, a Cultura e o Letramento Digital dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que estão cada vez mais conectados e imersos em tecnologias digitais.

 

Público alvo

Matriz Curricular

  • Pensamento Computacional
    • Ensino Fundamental Regular - 8º e 9º ano
    • Ensino Tempo Integral - EF
    • Colégios Cívico-militares - EF
    • Novo Ensino Médio - 1ª série
  • Trilha de Programação I e II (Matemática II)
    • Ensino Médio - 2ª série - IF MAT/CNT
    • Ensino Médio - 3ª série - IF MAT/CNT

Programa Ampliação de Jornada

  • Em Contraturno Escolar:
    • Ensino Fundamental - Presencial
    • Ensino Médio - On-line / Autoinstrucional

 

 

DOCUMENTOS

 

 

CONCURSOS E COMPETIÇÕES

 

Neste espaço, encontre os concursos e competições que a equipe Edutech disponibiliza para você e sua escola participarem.

 

logo da Maratona Tech

 

Você sabia que a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil já começou?

Garanta o lugar da sua escola e se prepare para essa jornada.
Não precisa de laboratório de informática.
Todos os estudantes da rede podem participar!

Inscrições: em breve

Acesse: Link da página da competição

 

 

 

 

 

Em breve!

 

 

 

PROGRAMA EDUTECH

Programa desenvolvido em contraturno escolar, com a finalidade de apresentar e/ou aprimorar o conhecimento dos estudantes em Programação. O Programa Edutech tem como público-alvo os estudantes da rede estadual de ensino matriculados no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio.

Confira as Trilhas de Estudo do Programa Edutech

 
6º e 7º anos

 

Games e Programação

Nesta trilha, aprenderemos a criar jogos 2D, animações e simuladores. Vamos pensar e criar a lógica, o visual, as histórias, os detalhes e as regras de um jogo e outros projetos para que você possa curtir com seus amigos e familiares. Na parte de animações serão desenvolvidos efeitos especiais, a física por trás do funcionamento de personagens e a integração com outras multimídias. Tudo isso por meio da internet, onde utilizaremos o Scratch para desenvolver os conhecimentos iniciais e os primeiros projetos de programação.


Conteúdos:

  • Lógica de programação: da imaginação à animação;
  • Tipos de dados: criando jogos de perguntas como onomatopeias;
  • Ângulos 1: Criando um jogo com matemática;
  • Aplicação com laços de repetição e condicionais;
  • Entrada e saída de dados: criando um robô gênio;
  • Linguagem de programação: criando animações no robô gênio;
  • Decomposição: simulando a rotação de planetas;
  • Generalização: criando algoritmos mais complexos;
  • Cifra de César: Criptografando e decriptografando textos;
  • Ciência na Prática I: usando Scratch para simulações nerds;
  • Ciência na Prática II: usando Scratch para simulações nerds.
 
1ª série e EJA EF

 

FRONT-END com HTML e CSS

Nessa trilha, aprenderemos como a lógica de programação funciona e como aplicá-la na construção de páginas utilizando HTML5 e CSS3. Essas linguagens são largamente utilizadas para o desenvolvimento de sites. Em seguida, desenvolveremos um projeto completo, pensando na base das páginas e no layout, com atenção na responsividade (adequação aos diferentes tamanhos de tela), para que o site funcione em vários dispositivos, seja um computador ou um celular. Para finalizar vamos avançar para algumas ferramentas que nos auxiliam no desenvolvimento mais rápido das páginas web e portais, para isso utilizaremos ferramentas como Flexbox e Bootstrap.


Conteúdos:

  • Github: compartilhando seus projetos;
  • HTML5 e CSS3 parte 1: crie uma página da Web;
  • HTML5 e CSS3 parte 2: posicionamento, listas e navegação;
  • HTML5 e CSS3 parte 3: trabalhando com formulários e tabelas;
  • HTML5 e CSS3 parte 4: avançando no CSS;
  • HTML e CSS: ambientes de desenvolvimento, estrutura de arquivos e tags;
  • HTML e CSS: Classes, posicionamento e Flexbox;
  • HTML e CSS: cabeçalho, footer e variáveis CSS;
  • HTML e CSS: trabalhando com responsividade e publicação de projetos;
  • CSS: Flexbox e layouts responsivos;
  • CSS: construindo layouts com Grid;
  • Praticando CSS: Grid e Flexbox;
  • SASS: CSS sintaticamente espetacular;
  • Tailwind CSS: estilizando a sua página com classes utilitárias;
  • Bootstrap 5: crie uma landing page responsiva;
  • Bootstrap 5: novos recursos e práticas recomendadas de HTML, CSS e JavaScript.
 
2ª série e EJA EM

 

Front-end: JavaScript

Nessa trilha, aprenderemos como a lógica de programação funciona e como aplicá-la na construção de páginas web para celulares e tablets. Vamos trabalhar com a linguagem JavaScript, desenvolvendo sites dinâmicos e capazes de armazenar dados e formulários.


Conteúdos:

  • HTML e CSS: ambientes de desenvolvimento, estrutura de arquivos e tags;
  • HTML e CSS: Classes, posicionamento e Flexbox;
  • Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript;
  • Lógica de programação: explore funções e listas;
  • Lógica de programação: praticando com desafios;
  • JavaScript para Web: crie páginas dinâmicas;
  • JavaScript: manipulando o DOM;
  • JavaScript na Web: armazenando dados no navegador;
  • JavaScript: validações e reconhecimento de voz;
  • JavaScript: consumindo e tratando dados de uma API;
  • JavaScript: métodos de array;
  • JavaScript: criando requisições;
  • JavaScript: validando formulários;
  • React: desenvolvendo com JavaScript;
  • React: como os componentes funcionam;
  • React: desenvolvendo em React Router com JavaScript.

 

 

Data Science (Ciência de Dados)

Nesta trilha, vamos estudar o assunto que mais cresce na área da tecnologia atualmente. Data Science é a ciência que as empresas terão necessidade no futuro próximo, visto o volume de dados produzidos, gerados e armazenados por todos na atualidade. As empresas precisam saber o que fazer para processar e extrair as melhores informações dessa grande massa de dados gerados atualmente, que serão informações valiosas para decisões e mudanças estratégicas para a vida das empresas. Quem será o responsável para tratar e processar esses dados e para extrair melhores e mais valiosas informações é o profissional de Data Science: além dos conhecimentos de programação, esse profissional consegue também a ótica do como trabalhar, organizar e otimizar os dados de uma empresa.


Conteúdos:

  • Data Analysis: Google Sheets
  • Data Visualization: técnicas de visualização com Google Sheets
  • Python para Data Science
  • Github: Criando seu portfólio digital
  • Python para Data Science: linguagem e Numpy
  • Python para Data Science: Funções, Pacotes e Pandas
  • Data Science: análise e visualização de dados
  • Python Pandas: tratando e analisando dados
  • Estatística com Python: frequências e medidas
  • Estatística com Python: probabilidade e amostragem
  • Data Visualization: criando gráficos com bibliotecas Python
  • Data Visualization: explorando com Seaborn
  • Data Science: análises para saúde e medicina.
 
3ª série (Regular e Técnico)

Programação em JAVA

Nesta trilha, você vai estudar uma das linguagens mais utilizadas e importantes ao longo das últimas décadas no mundo da programação. O sistema Android, utilizado na maioria dos celulares e tablets, usa Java. Aqui, vamos aprender a criar interfaces, a armazenar informações e desenvolver aplicações completas. Tudo isso pode ser uma porta de entrada para a programação em Java e para o mercado de trabalho de tecnologias.


Conteúdos:

  • Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript;
  • Lógica de programação: praticando com desafios;
  • Git e GitHub: compartilhando e colaborando em projetos;
  • Arquitetura de computadores: por trás de como seu programa funciona;
  • Java: criando a sua primeira aplicação;
  • Java OO: entendendo a Orientação a Objetos;
  • Java: aplicando a Orientação a Objetos;
  • Java Exceções: aprenda a criar, lançar e controlar exceções;
  • Java e java.lang: programe com a classe Object e String;
  • Java: trabalhando com listas e coleções de dados;
  • Java: consumindo API, gravando arquivos e lidando com erros;
  • Java Collections: dominando Listas, Sets e Mapas.

 

 

Programação em Python

Nesta trilha, você vai estudar a linguagem de programação mais querida dos "devs" na atualidade: o Python. Com ela é possível aplicar os conceitos básicos de programação até criar jogos, mesmo se estiver começando agora no mundo da programação. Aqui, você vai aprender como manipular informações simples e complexas, que são importantes e necessárias no dia a dia de programadores e programadoras. Ao final da trilha desse ano, você será capaz de desenvolver aplicações de pequeno, médio e grande porte com o Python.


Conteúdos:

  • Lógica de programação: mergulhe em programação com JavaScript;
  • Lógica de programação: praticando com desafios;
  • Github: Criando seu portfólio digital;
  • Python: começando com a linguagem;
  • Python: avançando na linguagem;
  • Python: entendendo a Orientação a Objetos;
  • Python: avançando na orientação a objetos;
  • String em Python: extraindo informações de uma URL;
  • Django: templates e boas práticas;
  • Django: persistência de dados e Admin;
  • Django: autenticação de formulários e alerta;
  • Boas práticas no Django: apps, pastas e paginação;
  • API com Django 3: Django Rest Framework;
  • API com Django 3: Validações, buscas, filtros e deploy.

 

INSCRIÇÕES PROGRAMA EDUTECH ON-LINE

 

Previsão inscrições 1º semestre 2024: março

Previsão inscrições 2º semestre 2024: junho

Informações importantes

Antes de realizar sua inscrição nos cursos de programação, que são gratuitos, fique atento às orientações abaixo:

  • As inscrições destinam-se a alunos, professores e agentes educacionais da Rede Pública Estadual do Paraná;
  • Caso o inscrito não receba o e-mail de confirmação, deve-se verificar a caixa de SPAM do seu e-mail "@escola";
  • Para que a inscrição seja realizada com sucesso, deve-se estar logado unicamente com sua conta @escola;
  • Processo de Credenciamento classifica os inscritos por ordem de inscrição;
  • Os selecionados serão informados do início das atividades, pelo seu e-mail @escola;
  • O término dos cursos oferecidos coincidem com o término do ano letivo vigente;
  • A plataforma de programação disponibilizará um certificado ao final de cada conteúdo de estudo finalizado;
  • Para se inscrever no Programa EDUTECH, recomendamos que utilize um computador e conecte-se primeiro à sua conta @escola e, depois, acesse o link de inscrição abaixo;
  • Caso utilize um smartphone, acesse o link de inscrição informado abaixo, utilizando uma janela anônima de seu navegador de internet e conecte-se à conta @escola;
  • Após a a confirmação da inscrição via e-mail @escola, acesse a Plataforma do curso.

Links de inscrição

Estudantes: em breve

Professores e agente educacionais: em breve

Dúvidas

Caso não consiga realizar a inscrição ou tenha alguma dúvida sobre os cursos de programação, entre em contato com sua escola.