PSS - Perguntas frequentes

Processo Seletivo Simplificado >> Perguntas frequentes

 

Nessa seção são divulgadas as dúvidas mais frequentes sobre o Processo Seletivo Simplificado (PSS).

 

01. Quais os tipos de processo seletivo?

Os processos seletivos podem ser: com prova objetiva, prova prática, prova de títulos e tempo de serviço.

02. Como faço a inscrição em cada processo?

O candidato deverá seguir as informações do Edital, sendo para:

 

  • Processo seletivo com prova objetiva e prova prática: a inscrição é realizada na página e local indicados pela empresa contratada. A Seed-PR disponibiliza em seu site Institucional o link da empresa. Nesse processo, também é necessário criar um cadastro na página da empresa para realizar a inscrição e consultar as fases do processo.
  • Processo seletivo com prova de títulos e tempo de serviço: esse processo é realizado pela Seed-PR. A inscrição ocorre no endereço eletrônico www.pss.pr.gov.br. O candidato precisa ter um cadastro que pode ser realizado a qualquer tempo. Caso o candidato já tenha cadastro, basta acessar com seu CPF e senha.

03. Como saber se a inscrição foi aceita?

  • No processo com prova objetiva e realizado por empresa contratada, o candidato deverá verificar junto ao Fale conosco da empresa.
  • No processo sem prova, com apresentação de títulos, realizado pela Seed, os dados serão salvos e a inscrição será efetivada desde que não ocorra qualquer interrupção antes da finalização do procedimento, que se encerra com a mensagem: “Sua inscrição foi efetuada com sucesso” e com o envio automático de mensagem de confirmação de nova inscrição para o endereço eletrônico informado no cadastro do candidato.

04. Qual a diferença entre cadastro e inscrição?

O cadastro está sempre disponível para novos candidatos e para atualização de cadastros já existentes. O cadastro é a ficha que o candidato preenche com seus dados pessoais (nome, CPF, RG, data de nascimento, sexo, nome da mãe, etc.).

Importante: preencha o cadastro com atenção, pois ele fornecerá seus dados de contato.

Já a inscrição é aberta durante o período determinado pelo edital vigente, e o candidato deve acompanhar pelo sitewww.educacao.pr.gov.br.

05. Quero alterar meus dados do cadastro, como fazer?

A alteração de dados do cadastro e senha de acesso pode ser realizada pelo candidato a qualquer tempo.

  • Acesse o sistema do PSS e insira os dados de CPF e senha.
  • Selecione no menu superior a opção MEUS DADOS.
  • Altere os dados do cadastro e clique em salvar, depois clique em “Quero comunicar a alteração em meus dados pessoais”.

06. Como corrigir ou excluir minha inscrição?

  • Se o processo for com provas e realizado por empresa contratada, o candidato deve seguir a orientação encaminhada pela empresa.
  • Se o processo for apenas com prova de títulos, realizado pela Seed, o candidato deve acessar o sistema do PSS com CPF e senha. Depois de efetivada a inscrição, não será possível incluir ou alterar informações. Caso o candidato queira alterar algum item da inscrição, a mesma deve ser excluída e novamente realizada durante o período de inscrição.

07. Fui classificado. Meu nome está na lista, o que eu faço agora?

Importante: estas informações servem para todos os modelos de Processo Seletivo.

O candidato classificado deverá aguardar a convocação para comparecer ao local indicado pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) para a comprovação dos títulos informados na inscrição.

Esta convocação será realizada exclusivamente pelo NRE em que o candidato fez a inscrição, e estará disponível no site do NRE. 

08. Quais são os critérios de seleção PSS?

Os critérios de seleção e os documentos necessários podem ser encontrados no Edital vigente. Acesse os Editais disponíveis.

09. Sou estrangeiro, posso participar do Processo Seletivo?

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ser brasileiro nato, naturalizado ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do § 1º do art. 12 da Constituição Federal.

10. Qual é a duração esperada do contrato temporário PSS?

O contrato poderá ser extinto nos termos da Lei Complementar Estadual n.º 108, de 2005. O processo seletivo simplificado (PSS) terá validade de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado quantas vezes forem necessárias, desde que não exceda o período de 2 (dois) anos.

11. Como é divulgado o andamento do processo seletivo PSS?

A divulgação segue o calendário que está no Edital vigente e pode ser acessado no site do NRE, no qual o candidato se inscreveu.

12. Como acontece a contratação do PSS?

A contratação é por meio de Regime Especial (CRES), por tempo determinado, regulamentada pela Lei Complementar n.º 108/2005 e pelo Decreto Estadual n.º 4.512/2009.

Importante: cada NRE é responsável pela convocação e contratação dos seus servidores.

13. Esqueci minha senha do sistema do PSS?

Acesse www.pss.pr.gov.br. Na tela de login, há um link “Tenho cadastro e não consigo acessar o sistema".

O candidato deve inserir os dados solicitados e será encaminhado um e-mail (para o e-mail cadastrado no sistema) para que o candidato possa recuperar sua senha.

14. Não tenho acesso ao e-mail cadastrado?

Caso o candidato não tenha acesso ao e-mail cadastrado, é necessário clicar em Fale Conosco.

  • Selecione senha, depois clique em “clique aqui. Tenho cadastro e não consigo acessar o sistema”
  • Coloque o seu CPF e data de nascimento, clique em continuar.
  • Assinale na tela o e-mail que você acessa (utiliza) para receber a nova senha.
  • Clique em enviar senha

15. Como avisar de problemas no cadastro?

Envie um e-mail para pss.pr@seed.pr.gov.br. Neste e-mail, coloque em anexo uma cópia frente e verso, legível do seu RG, número de celular atualizado e ainda novo e-mail para contato.

Existe uma equipe responsável pelo monitoramento deste e-mail, atualizando os dados continuamente.

16. O que é nome social?

Nome social se refere à designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida de acordo com o Inciso I do Art. 1º do Decreto Federal nº 8.727, de 28/04/2016). Se você não tem nome social, deve deixar esse campo em branco.

17. Quero alterar o nome social?

Importante:Nome social se refere à designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida de acordo com o Inciso I do Art. 1º do Decreto Federal nº 8.727, de 28/04/2016).

Se você quer alterar essa informação, acesse: www.pss.pr.gov.br, insira CPF e senha, depois escolha a opção MEUS DADOS e faça as alterações.

18. Quero informações sobre convocação e contrato?

Na página dos NRE, acessar “Convocações PSS”, selecionar o município e função para visualizar os editais de distribuição de aulas. 

É responsabilidade do candidato acompanhar as publicações relacionadas ao PSS por meio do endereço eletrônico do NRE de inscrição e verificar sempre seu e-mail. Para obter qualquer informação sobre esta convocação, possibilidade de contratação etc., o candidato deve entrar em contato com o NRE.

Na página dos NRE, lado direito existe um link “Recursos Humanos” com o contato (e-mail e telefone) dos responsáveis. 

19. Preciso da cópia do meu contrato, como devo proceder?

O candidato deve entrar em contato com o NRE onde tenha trabalhado.

Acesse: Núcleos Regionais de Educação (NRE)

Importante: observar que, no lado esquerdo de cada página de NRE, existe um botão a respeito das convocações PSS.

Em caso de dúvidas, entre em contato com seu NRE.

Na página dos NRE, lado direito existe um link “Recursos Humanos” com o contato (e-mail e telefone) dos responsáveis.

20. Preciso do meu tempo de serviço de PSS, como proceder?

O candidato deve entrar em contato com o seu NRE.

Acesse: Núcleos Regionais de Educação (NRE)

21. Eu quero encerrar o meu contrato, como eu faço?

Entre em contato com o NRE no qual você está inscrito e faça a solicitação.

22. Já solicitei encerramento do meu emprego, mas ele ainda aparece aberto na Carteira de trabalho digital?

Entre em contato com a Coordenação de Manutenção da Folha (CMF) pelo e-mail grhs.cmf@escola.pr.gov.br ou telefone para contato: (41) 3340-1565.

23. Não sei qual o site do meu NRE?

24. Não consigo falar com o RH do NRE pelo telefone, como proceder?

É possível entrar em contato com o RH do NRE por e-mail:

  • APUCARANA - nreapu_rh@escola.pr.gov.br
  • ÁREA METROPOLITANA NORTE - nremetn_rh@escola.pr.gov.br
  • ÁREA METROPOLITANA SUL - nresul_rh@escola.pr.gov.br
  • ASSIS CHATEAUBRIAND - nreasd_rh@escola.pr.gov.br
  • CAMPO MOURÃO - nrecpm_grhs@escola.pr.gov.br
  • CASCAVEL - rhcascavel@escola.pr.gov.br
  • CIANORTE -  nrecne_rh@escola.pr.gov.br
  • CORNÉLIO PROCÓPIO - nrecpp_grhs@escola.pr.gov.br
  • CURITIBA - nrecta_rh@escola.pr.gov.br
  • DOIS VIZINHOS - nredvz_grhs@escola.pr.gov.br
  • FOZ DO IGUAÇU - nrefoz_rh@escola.pr.gov.br
  • FRANCISCO BELTRÃO - nrefnb_rh@escola.pr.gov.br
  • GOIOERÊ - nregre_grhs@escola.pr.gov.br
  • GUARAPUAVA -  nregrp_rh@escola.pr.gov.br
  • IBAITI - nreibt_rh@escola.pr.gov.br
  • IRATI - nreiri_grhs@escola.pr.gov.br
  • IVAIPORÃ - nreivp_rh@escola.pr.gov.br
  • JACAREZINHO - nrejzo_grhs@escola.pr.gov.br
  • LARANJEIRAS DO SUL - nrelds_rh@escola.pr.gov.br
  • LOANDA - nreloa_rh@escola.pr.gov.br
  • LONDRINA - nrelda_rh@escola.pr.gov.br
  • MARINGÁ - nremga_rh@escola.pr.gov.br
  • PARANAGUÁ - nrepng_rh@escola.pr.gov.br
  • PARANAVAÍ - nrepva_rh@escola.pr.gov.br
  • PATO BRANCO - nrepbc_rh@escola.pr.gov.br
  • PITANGA - nrepig_rh@escola.pr.gov.br
  • PONTA GROSSA - nrepgo_grhs@escola.pr.gov.br
  • TELÊMACO BORBA - nreteb_grhs@escola.pr.gov.br
  • TOLEDO - nretoo_rh@escola.pr.gov.br
  • UMUARAMA - nreumr_rh@escola.pr.gov.br
  • UNIÃO DA VITÓRIA - uva_rh@escola.pr.gov.br
  • WENCESLAU BRAZ - nrewbz_rh@escola.pr.gov.br