10 mitos e verdades sobre o Formadores em Ação: tire suas dúvidas e faça sua inscrição 17/11/2021 - 17:26

Estão abertas até este domingo (21) as inscrições para quem deseja atuar como professor formador no programa Formadores em Ação. Para se inscrever, basta acessar o formulário disponível neste link.

As inscrições para cursistas ainda não foram abertas.

Confira, abaixo, as principais dúvidas sobre o programa:

Quem pode participar do processo seletivo?

Os professores e professores pedagogos QPM e PSS com contrato vigente.

Os professores que já fazem parte do programa devem se inscrever novamente?

Sim, aqueles que já são formadores também precisam se inscrever para continuar no programa.

O professor formador perde o direito de se inscrever no PDE?

Não, isso é mentira! Nada muda na carreira.

O professor formador receberá auxílio transporte?

Sim, o recebimento do auxílio transporte continua acontecendo.

Se as aulas forem no período da noite, o adicional noturno é garantido?

Sim, o professor recebe normalmente.

E quanto à hora-atividade?

Direito é direito, nada muda. A diferença é que o professor terá carga horária dedicada à formação continuada. Serão 8 horas aula + 2 horas atividade semanais para o professor e 15 horas aula + 5 horas atividades semanais para o professor pedagogo, seguindo a tabela de hora-atividade vigente.

O que acontece se o professor formador perder alguma turma?

As turmas serão fechadas apenas como último recurso — faremos o máximo para que isso não aconteça! Mas, se houver o fechamento, os professores efetivos poderão retornar às aulas anteriormente assumidas durante a distribuição de aulas do cargo efetivo. Aqueles que pegarem aulas dos Formadores em formato de aulas extraordinárias terão preferência para pegar aulas na instituição de lotação. Os PSS assumirão as aulas dos últimos colocados.

Existe uma quantidade mínima de cursistas por formador?

Não! Esse foi um pedido da rede que a Seed atendeu.

Como será a distribuição de aulas?

A distribuição valerá para o ano todo. A cada trimestre abrirão inscrições para os cursistas, mas os formadores são os mesmos.

Sou diretor e não quero perder os meus melhores professores. O que fazer?

Diretor, a gente te entende. Mas, para cada formador, você ganhará 10 professores tão bons quanto aquele.

Como será a distribuição de aulas?

A distribuição valerá para o ano todo e acontecerá no início do ano, junto com a distribuição das demais aulas. A cada trimestre, serão abertas inscrições para os cursistas, mas os formadores se mantêm os mesmos.

Formadores em Ação — O programa Formadores em Ação é um grupo de estudos que tem a proposta de abordar a prática em sala de aula aliada a metodologias ativas e tecnologias educacionais. O curso é tanto ministrado quanto destinado a professores da rede estadual de ensino.

O conteúdo é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela Seed-PR e dividido em jornadas de formação. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos.

“O principal objetivo do curso é ressignificar as práticas pedagógicas curriculares, aprimorando a formação de docentes”, diz Roni Miranda, diretor de Educação da Seed-PR. “Obtivemos ótimos resultados desde a implementação do programa, em 2020, e podemos observar como os professores puderam tirar proveito do curso e dinamizar as aulas”, destaca.