1.750 agentes educacionais farão cursos técnicos 24/01/2014 - 16:50
Começa nesta segunda-feira (27) a matrícula de agentes educacionais selecionados para os cursos do Profuncionário 2014. São 1.750 vagas nos cursos técnicos em Alimentação Escolar e em Infraestrutura Escolar para agentes I, e em Secretaria Escolar, em Multimeios Didáticos e em Biblioteca para agentes II. Os cursos têm duração de 1 ano e meio a 2 anos, e são totalmente gratuitos.
Cada curso possui dois blocos divididos em 16 módulos de 60 horas cada um, além de 300 horas de prática supervisionada. O bloco I tem seis módulos de Formação Pedagógica e o bloco II traz 10 módulos de Formação Técnica.
A prática supervisionada acontece tanto no local de trabalho do funcionário quanto em outras instituições. Os cursos do Profuncionário são na modalidade Educação a Distância, com encontros presenciais todos os sábados.
“Com o Profuncionário, os agentes educacionais da rede estadual do Paraná ampliam seus conhecimentos e desempenham suas funções com um embasamento ainda maior. Além de valorizar nossos funcionários, também beneficiamos toda a comunidade escolar graças a essa formação”, afirma Fabiana Campos, diretora do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação do Paraná.
Na rede estadual, o agente educacional I trabalha em serviços gerais, merenda escolar e como tratorista ou motorista, e o agente educacional II na secretaria do estabelecimento de ensino.
As matrículas serão realizadas diretamente nas escolas em que os agentes irão fazer o curso, até o dia 14 de fevereiro. Eles devem levar os seguintes documentos:
- Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Fatura atualizada da concessionária de energia elétrica;
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade da instituição de origem ou Declaração de escolaridade emitida pelo Sistema SERE;
CARREIRA – Além do ganho pessoal em conhecimento, os agentes educacionais que concluem o Profuncionário também podem avançar um nível em suas carreiras como funcionários públicos do Paraná.
O processo de seleção de servidores para estes cursos foi realizado em 2013. Agentes educacionais interessados em participar do Profuncionário devem ficar atentos ao lançamento do próximo edital de seleção.