2º Festival de Arte Estudantil em Wenceslau Braz 12/11/2012 - 15:06
O Núcleo Regional de Educação de Wenceslau Braz promoveu na última semana o 2º Festival de Arte Estudantil Regional – FAER, “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. Durante dois dias, mais de 1.400 pessoas entre alunos, professores e comunidade escolar das instituições de ensino dos sete municípios atendidos pela regional participaram do evento.
O festival foi uma oportunidade para que os alunos conhecessem um pouco mais sobre arte. “O objetivo do festival é despertar o interesse pela arte, integrar a comunidade a escola, estimular a criatividade dos alunos e disseminar os oitos objetivos do Milênio da ONU, através da realização de peças teatrais, dança, música e artes visuais, explicou a chefe do Núcleo Regional de Educação, Sheila Alvarez Ferreira.
Os estudantes e professores que participaram também mostraram o seu talento. “O festival também é um lugar onde os professores e alunos se sentem valorizados e motivados a aprender, pois sabemos que a educação vai além do ambiente interno das escolas, assim devemos proporcionar aos alunos essa participação", acrescentou a diretora do Colégio Estadual Carmelina Ferreira Pedrozo, de Arapoti, Mariley Soares Bassani. A dança mostrada pela escola, com o tema “Nascer para um novo mundo”, enfatizou o quinto jeito de mudar o mundo - melhorar a saúde das gestantes.
Os alunos aprovaram o aprendizado e a diversão de se preparar para o evento. “Foi muito bom participar do festival e representar a escola juntamente com os colegas. Momentos como este são únicos, pois além de aprender sobre arte podemos mostrar nossos talentos”, conta o aluno da 1ª série do ensino médio do Colégio Estadual Anita Canet, Matheus Alves Ferreira.
“É muito legal participar do festival, pois além de se apresentar podemos apreciar as demais apresentações dos colegas de outras escolas e municípios. Também é muito bom aprender sobre arte de uma maneira mais divertida”, disse a aluna do 9º ano do colégio, Dayane Guimarães.
Os professores também participaram das apresentações e aproveitaram os ensaios para ensinar aos alunos de uma maneira diversificada. “Além de aproveitar o momento dos ensaios para incentivar os alunos a adquirirem hábitos que possam colaborar com as oito formas de mudar o mundo, mostrando que podemos fazer nossa parte”, complementou o professor da Escola de Educação Básica na Modalidade Especial Rafael Ribeiro de Lara, de Arapoti, Cezar Augusto da Silva.
O 2º Festival de Arte Estudantil Regional teve desfile dos alunos e professores pelas ruas do município que sediou o evento convidando a comunidade a prestigiar o festival. No decorrer do festival os alunos dos colégios dos municípios de abrangência do Núcleo fizeram apresentações sobre as oito maneiras de mudar o mundo. Os colégios apresentaram dança, teatro e música no palco e tiveram um espaço para exposição dos desenhos e pinturas dos alunos e professores.
A ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu oito objetivos do Milênio (ODM). Eles foram pontuados através de uma análise sobre os maiores problemas mundiais. A meta, é que eles devem ser resolvidos em todos os países atingidos, até 2015.


