6,6 mil servidores da Educação aproveitam licença especial 29/06/2016 - 16:38

3.276 professores e funcionários concursados da Secretaria da Educação do Paraná (SEED) começaram suas licenças especiais na sexta-feira passada (24). Eles integram o segundo lote de licenças concedido este ano, um benefício garantido por lei estadual. No dia 21, na mesma semana, outros 3.410 servidores voltaram ao trabalho, após aproveitar o primeiro lote de licenças especiais de 2016.

Na SEED o requerimento de licença é realizado no início do ano, para três períodos específicos: de março a junho, de junho a setembro, e de setembro a dezembro. 10 mil licenças foram autorizadas para este ano.

Graças a esse planejamento, são beneficiados servidores e alunos. “Sabendo com antecedência qual o seu período de licença especial, o servidor público pode planejar como vai usufruí-la. E as escolas sabem exatamente quando será necessário solicitar a distribuição de aulas ou mais profissionais do PSS”, diz Graziele Andriola, chefe do Grupo de Recursos Humanos da Secretaria.

EXIGÊNCIA – Para aproveitar cada licença especial, de acordo com a lei estadual 6.174 de 1970, o funcionário não pode se afastar do exercício de suas funções durante um período de cinco anos. E o número de licenças em um estabelecimento de ensino está limitado a 1/6 do total de servidores do local.

O lote atual de licenças vai até o dia 21 de setembro. O seguinte começa no dia 23 do mesmo mês, encerrando em 21 de dezembro, último dia letivo de 2016.

GALERIA DE IMAGENS