Ações do PAD na Área Sul são apresentadas 17/10/2013 - 16:40

O Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul apresentou nessa quarta-feira (16), em Curitiba, as atividades do Plano de Ações Descentralizadas (PAD) que estão sendo aplicadas em 26 escolas da regional. As propostas beneficiam diretamente quase 16 mil alunos e buscam acompanhar e assessorar de forma personalizada as instituições de ensino, e com respeito à autonomia de cada uma delas.

Segundo o chefe do núcleo regional, Maurício Ferraz da Costa, o plano tem feito sucesso nas escolas porque é resultado de uma proposta planejada da Secretaria de Estado da Educação que permite ações conjuntas baseadas no diálogo. “Temos a liberdade de chegar às escolas e de colaborar com a caminhada que elas já estão fazendo. Nesse sentido, acredito que os resultados positivos que o plano aparecerão logo”, disse o chefe do núcleo.

Com o PAD, o Núcleo Regional pode formalizar o trabalho que já vem realizando nos últimos três anos. As escolas participantes foram divididas em pares para organização da regional, mas foram atendidas pontualmente. Após levantamento das demandas existentes, bem como as práticas bem sucedidas que as escolas têm, a equipe do núcleo se reuniu para sugerir propostas de ações específicas para cada escola.

A diretora do Colégio Estadual do Campo Doutor Adhelmar Sicuro, em Contenda, Cláudia Sirlei Leiva, fez um depoimento sobre trabalho do PAD durante a reunião. “A princípio o PAD nos causou um certo estranhamento, mas logo percebemos que a proposta permite um olhar diferenciado para melhorar o trabalho que fazemos”, comentou . Ela também destacou a presença da equipe do núcleo na escola e a facilidade com que o grupo tem em ajudar quando é preciso.

As reuniões quinzenais do PAD acontecem entre os membros da equipe de articulação estadual para analisar o avanço que tem sido obtido com o plano e definir os encaminhamentos necessários. “Um dos objetivos é promover a socialização de experiências exitosas que estão sendo realizadas nas escolas que estão sendo atendidas pelos Núcleos Regionais de Educação”, explicou a superintendente de Educação, Eliane Rocha.

GALERIA DE IMAGENS