Administração participativa em colégio de Icaraíma 14/07/2016 - 14:34
No Colégio Estadual do Campo de Porto Camargo, em Icaraíma, Noroeste do Estado, toda vez que algum recurso financeiro é depositado na conta da escola a direção convoca os funcionários, professores, estudantes e pais para decidir a melhor maneira de aplicar os recursos. Nesses encontros também são repassadas à comunidade escolar as necessidades do colégio, e todos trabalham juntos para solucionar as demandas.
A prestação de contas é feita periodicamente a funcionários, professores e alunos. No final do semestre é elaborado um relatório com todos os gastos da escola, que posteriormente é apresentado à comunidade escolar.
Além do apoio nas decisões financeiras, o colégio faz parcerias com a comunidade e município para pequenas obras de manutenção e reparos na estrutura do prédio ou compra de materiais. As parcerias refletem no processo de ensino e aprendizado dos 60 estudantes do ensino fundamental e médio. Tanto que na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), por exemplo, o aproveitamento dos estudantes foi superior a 80%. “Essa parceria dá a escola o suporte necessário para termos uma boa administração e não deixar faltar nada para a escola”, disse o diretor Agnaldo Alberto Cardoso. A escola ficou em terceiro lugar como melhor gestão do Núcleo Regional de Umuarama.
Uma vez por mês, a direção do Colégio Estadual Professora Leonídia Pacheco, em Maria Helena, também no Noroeste, reúne alunos, funcionários e representantes da comunidade escolar para decidir onde investir os recursos que chegam ao colégio. Segundo a diretora, Ângela Maria Trentini, a decisão coletiva contribui para aproximar escola e comunidade. “É importante que os pais participem e percebam que eles também fazem parte da escola”, disse. A parceria garantiu à escola o segundo lugar na classificação regional.
Para trazer a comunidade para dentro da escola foram desenvolvidas diferentes ações esportivas e culturais nos finais de semana, pois dessa maneira os pais podem participar junto com os filhos. “Eles perceberam que estão inseridos no contexto da escola e a importância dessa participação na formação dos filhos”, disse Ângela.
LITERATURA E HISTÓRIA – Com o objetivo de tornar as leituras mais divertidas e interativas, os professores de Língua Portuguesa e de História transformam os livros com temas históricos em pesquisas que resultam em cartazes, expostos pelos corredores da escola, e apresentações em sala de aula. A escola também oferece jogos matemáticos para incentivar o gosto pela disciplina, além de aulas de educação financeira no turno complementar, período em que os 400 estudantes não estão em sala de aula.
Esses são alguns dos bons exemplos de gestão escolar no Paraná. Em 2015, foram eleitas as três melhores administrações dos Núcleos Regionais de Educação de Umuarama, Paranavaí, Maringá, União da Vitória e Ivaiporã. A primeira colocada de cada núcleo recebeu R$ 3 mil em cota extra do Fundo Rotativo, a segunda, R$ 2 mil, e a terceira, R$ 1 mil. Além disso, todas as premiadas receberam kits com um projetor de imagem, um HD externo, roteador e pen drives.
A segunda edição do Prêmio Gestão CAF, este ano, foi ampliada e vai envolver 620 escolas dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Guarapuava, Pitanga, Toledo, Assis Chateaubriand, Goioerê, Cianorte, Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Ibaiti, Wenceslau Braz e Cornélio Procópio. As solenidades de premiação estão programadas para o segundo semestre, em datas a definir, conforme e região.
A prestação de contas é feita periodicamente a funcionários, professores e alunos. No final do semestre é elaborado um relatório com todos os gastos da escola, que posteriormente é apresentado à comunidade escolar.
Além do apoio nas decisões financeiras, o colégio faz parcerias com a comunidade e município para pequenas obras de manutenção e reparos na estrutura do prédio ou compra de materiais. As parcerias refletem no processo de ensino e aprendizado dos 60 estudantes do ensino fundamental e médio. Tanto que na última edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), por exemplo, o aproveitamento dos estudantes foi superior a 80%. “Essa parceria dá a escola o suporte necessário para termos uma boa administração e não deixar faltar nada para a escola”, disse o diretor Agnaldo Alberto Cardoso. A escola ficou em terceiro lugar como melhor gestão do Núcleo Regional de Umuarama.
Uma vez por mês, a direção do Colégio Estadual Professora Leonídia Pacheco, em Maria Helena, também no Noroeste, reúne alunos, funcionários e representantes da comunidade escolar para decidir onde investir os recursos que chegam ao colégio. Segundo a diretora, Ângela Maria Trentini, a decisão coletiva contribui para aproximar escola e comunidade. “É importante que os pais participem e percebam que eles também fazem parte da escola”, disse. A parceria garantiu à escola o segundo lugar na classificação regional.
Para trazer a comunidade para dentro da escola foram desenvolvidas diferentes ações esportivas e culturais nos finais de semana, pois dessa maneira os pais podem participar junto com os filhos. “Eles perceberam que estão inseridos no contexto da escola e a importância dessa participação na formação dos filhos”, disse Ângela.
LITERATURA E HISTÓRIA – Com o objetivo de tornar as leituras mais divertidas e interativas, os professores de Língua Portuguesa e de História transformam os livros com temas históricos em pesquisas que resultam em cartazes, expostos pelos corredores da escola, e apresentações em sala de aula. A escola também oferece jogos matemáticos para incentivar o gosto pela disciplina, além de aulas de educação financeira no turno complementar, período em que os 400 estudantes não estão em sala de aula.
Esses são alguns dos bons exemplos de gestão escolar no Paraná. Em 2015, foram eleitas as três melhores administrações dos Núcleos Regionais de Educação de Umuarama, Paranavaí, Maringá, União da Vitória e Ivaiporã. A primeira colocada de cada núcleo recebeu R$ 3 mil em cota extra do Fundo Rotativo, a segunda, R$ 2 mil, e a terceira, R$ 1 mil. Além disso, todas as premiadas receberam kits com um projetor de imagem, um HD externo, roteador e pen drives.
A segunda edição do Prêmio Gestão CAF, este ano, foi ampliada e vai envolver 620 escolas dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) de Guarapuava, Pitanga, Toledo, Assis Chateaubriand, Goioerê, Cianorte, Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Ibaiti, Wenceslau Braz e Cornélio Procópio. As solenidades de premiação estão programadas para o segundo semestre, em datas a definir, conforme e região.