Agentes educacionais concluem Profuncionário em Toledo 09/09/2011 - 10:00
Quatro turmas do Curso Técnico do Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (ProFuncionário) comemoram a conclusão do curso há duas semanas em Toledo. Ao todo se formaram 107 agentes educacionais, nos cursos de Secretaria Escolar, de Infraestrutura Escolar e de Alimentação Escolar. A comemoração contou com uma solenidade, que foi assistida pela equipe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Toledo, do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco e pelos familiares dos formandos.
O Profuncionário visa a capacitar os funcionários das instituições de ensino da rede estadual. “O curso é de extrema importância, pela valorização dos funcionários como educadores e também pela profissionalização e o avanço na carreira”, explicou o assistente técnico do Núcleo, Ildo Bombardelli, que participou da cerimônia.
O programa é a chance para os funcionários complementarem os estudos, como é o caso da formanda Heli Maria Garcia Tavarez, que obteve o certificado de Técnica em Infraestrutura Escolar. “Voltei depois de tanto tempo fora da escola e aprendi muito, com os trabalhos, com as pesquisas e também a manusear o computador. Não é só o nível na carreira e o aumento do salário, para mim foi uma experiência nova, além de fazer novas amizades”, contou.
No Núcleo Regional de Educação de Toledo mais de 280 funcionários já concluíram o Profuncionário. No município de Toledo, as aulas do Profuncionário acontecem todos os sábados de manhã no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco.
PROFUNCIONÁRIO - O Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (ProFuncionário) é realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em Secretaria de Estado da Educação (Seed), seguindo a Política de Formação Técnica dos Profissionais da Educação, no segmento funcionários. O programa formação técnica em nível médio aos funcionários das instituições públicas de ensino. O curso tem quatro habilitações: secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura escolar. As aulas são feitas a distância e o curso dura em média dois anos.