Alfabetizadores discutem Educação de Jovens e Adultos 20/11/2013 - 09:00

A Secretaria de Estado da Educação promove até sexta-feira (22), em Foz do Iguaçu, o Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização. O evento reúne cerca de 300 alfabetizadores, coordenadores de turmas e técnicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação que atuam no Programa Paraná Alfabetizado e na Educação de Jovens e Adultos Fase 1 (anos iniciais do ensino fundamental).

O objetivo do seminário é definir as principais funções dos alfabetizadores e discutir metodologias do trabalho pedagógico. “Dessa forma, nós criamos uma identidade do estado do Paraná, com a perspectiva de garantir um método de alfabetização adequado e a continuidade dos estudos para essas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever”, ressaltou a chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Márcia Leonora Dudeque.

A coordenadora regional do programa no Núcleo de Educação de Pitanga, Nelsi Costa, tem boas expectativas para o evento. “Todos os eventos de formação trazem algo que contribui para o nosso conhecimento. Além disso, temos experiências e realidades diferenciadas que ajudam a pensarmos em soluções para melhorarmos ainda mais a qualidade do nosso trabalho”, comentou.

Para o diretor de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos Diretor do Ministério da Educação, Mauro José da Silva, todos os esforços estão sendo feitos para superar o analfabetismo no país. “Estamos realizando várias ações nos últimos anos para reforçar os processos de ampliação e elevação da escolaridade de milhares de pessoas, compreendendo as dificuldades e fortalecendo Estados e municípios”, comentou.

Ainda segundo ele, o Paraná tem feito um bom trabalho na área da alfabetização. “Ao longo desses anos, o Estado nunca se descuidou desse processo de alfabetização”, disse.

Segundo o censo do IBGE de 2010, 6,29% dos paranaenses com mais de 15 anos não sabem ler e escrever, cerca de 50º mil pessoas. Atualmente, o Paraná Alfabetizado atende cerca de 25 mil alunos. São mais de 2,2 mil alfabetizadores em 2.262 turmas em todo o estado. A meta é conseguir alfabetizar entre 30 a 40 mil pessoas a mais até o final de 2014. Nos dez anos do Programa Paraná Alfabetizado já passaram mais de 490 mil pessoas.

Esta é a primeira etapa de uma proposta de continuidade de formação que ainda reúne na semana que vem, também em Foz do Iguaçu, outros 300 profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos Fase 2 (anos finais do ensino fundamental) e no Ensino Médio.

Na primeira semana de dezembro, 500 pessoas, entre chefes das regionais e secretários municipais de educação de todo o Paraná se reúnem para discutir e implantar um pacto pela alfabetização e escolarização. O evento servirá para reforçar o diálogo existente entre o Estado e municípios na oferta de ensino que propicie ao aluno recém alfabetizado a continuidade dos estudos

GALERIA DE IMAGENS