Aluna de colégio estadual de Toledo vence concurso 04/07/2012 - 14:42
A estudante Sarah Possamai Kons, 14 anos, do Colégio Estadual Doutor João Cândido Ferreira, de Toledo, venceu o Concurso Cultural Televisando o Futuro na categoria repórter teen. O resultado foi anunciado durante cerimônia de premiação realizada na semana passada por vídeoconferência – os finalistas estavam nos estudos em sete cidades pólo com emissoras afiliadas à RPCTV. “
“É muito emocionante, uma coisa gratificante por todo trabalho que eu tive até aqui”, comentou Sara. A estudante fez uma reportagem televisiva com entrevistas, uso de geradores de caracteres com nome dos entrevistados e edição no colégio onde estuda.
A reportagem abordou a importância do respeito e da gentileza para melhorar a vida de todos. “O meu vídeo foi sobre um projeto realizado nas escolas municipais, que incentiva as crianças a terem boas atitudes, falando as palavras mágicas: obrigado, com licença, por favor”, explicou.
A proposta do concurso abordou a cultura da paz. “O tema é bem relevante, os valores humanos nós sempre procuramos trabalhar em sala de aula, e as reportagens da RPC contribuíram com bastante material para utilizar em sala”, explicou a professora que orientou o projeto da estudante, Noeli Poletto Vendrametto.
CONCURSO – o Televisando o Futuro é uma iniciativa do Instituto GRPCom, envolvendo alunos do ensino fundamental das redes estadual e municipais de ensino. Os alunos podem concorrer com redações, ilustrações e cartoons, fundamentadas nas discussões e atividades realizadas em sala de aula e nas reportagens exibidas pela emissora RPCTV. Em 2012, foram mais de 3 mil trabalhos inscritos, que passaram pela avaliação de uma banca composta por acadêmicos e graduados de áreas como educação, letras e comunicação.
Na categoria ilustrador mirim foi premiado o aluno João Victor Borcoski, da Escola Municipal Pedro Gross Filho, em Palmeira; na categoria cartunista mirim: Matheus Rafael Trentini, da Escola Municipal José Lorenzoni, em Medianeira; e na categoria professor transformador: Danielli Taques Colman, da Escola Municipal Padre José Bugatti, de Ponta Grossa.