Aluna refugiada toca violino no dia dos professores 16/10/2015 - 12:30

O dia do professor, celebrado nesta quinta-feira (15), foi de muitas homenagens no Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba. Os alunos se organizaram e fizeram apresentações de música, dança e teatro.

O show musical contou com uma aluna recém-chegada à escola. Cloud Alsaad, de 11 anos, está na 6ª série e estuda há dois meses no colégio. Ela veio com a família da cidade de Daraa, fugindo da guerra civil que assola a Síria. Cloud toca violino e já consegue se comunicar em português.

“No Brasil é tudo diferente, a escola, as ruas, a comida. Gosto de estudar aqui e já fiz amigos. Estudo de manhã e à tarde”, disse ela.

Cloud tem aulas de língua portuguesa no contraturno.

Na sala da menina estuda um aluno descendente de libaneses. Ele também fala árabe, o que facilitou a comunicação no início.

A menina síria não é a única aluna estrangeira no Instituto de Educação. O primo dela, Philip Wakas, 17 anos, está no 2º ano, e estuda desde fevereiro na escola. “É mais ou menos difícil falar o português, mas o Brasil é muito bom. Estamos gostando de morar aqui”, disse ele. Além dos dois sírios, o colégio também ensina alunos angolanos, chineses e haitianos.

“Todos são bem recebidos e para nós esta é uma grande oportunidade de trocarmos conhecimentos e saber mais da cultura de outros países”, disse o diretor do Instituto de Educação, Lourival de Araújo Filho.

A ideia partiu da homenagem partiu dos estudantes, o que deixou a celebração ainda mais especial. “Foi muito espontâneo e os alunos dos três turnos participaram. Para nós foi uma grata satisfação”, disse o diretor.

Além de Cloud, um ex-aluno do colégio tocou teclado na homenagem aos professores e emocionou a todos.

A professora de química Izabel Cristina Calzado ficou feliz com a surpresa. “Temos orgulho de nossa profissão. E quando uma homenagem é feita também por um ex-aluno ficamos ainda mais gratificados. É a certeza de que o nosso trabalho é reconhecido”, afirmou Izabel. “Todo professor deixa uma marca e todo aluno também deixa uma marca na vida do professor.”

O Instituto de Educação do Paraná tem 2.500 alunos. O prédio, construído em 1922, é tombado pelo patrimônio histórico.

GALERIA DE IMAGENS