Aluno de Sertaneja representa Paraná no Jovem Senador 19/10/2016 - 13:50

O Senado divulgou o resultado do Programa Jovem Senador 2016. Neste 9º Concurso de Redação, o tema foi “Esporte: educação e inclusão”. Entre os 27 alunos selecionados que atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de novembro, estará Luiz Jefferson dos Santos, estudante da 4ª série do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Cecília Meireles, de Sertaneja. Ele foi orientado pela professora de Língua Portuguesa Claudia Antonia Alves de Oliveira Estevão.

O texto “Educação com inclusão: sonho de todo brasileiro”, do novo jovem senador, foi selecionado juntamente com os textos “Esporte: legado para o exercício da Cidadania”, do estudante Igor José Martins, orientado pela professora Maria Lúcia da Silva, do Colégio Estadual Pedro Viriato Parigot de Sousa, de Marialva, e “Esporte: educando para a cidadania”, do estudante Marlon Gabriel dos Santos, orientado pela professora Raquel Giongo Mailli, do Colégio Estadual Padre Réus, de Pérola do Oeste.

Os três textos foram selecionados dentre 110 textos recebidos pela Equipe de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Educação e enviados para representar o Estado do Paraná na etapa em Brasília.

No ano passado o texto do estudante Luiz Jefferson dos Santos também foi selecionado entre os três textos na etapa Estadual, porém não foi classificado para representar o Estado do Paraná como Jovem Senador. Segundo a diretora Eliane Foglia, do Colégio Cecília Meireles, ele sempre se destacou como bom aluno, desde o ensino fundamental. Ele tem preferência pela área de Linguagens, gosta de escrever e de atividades que envolvem comunicação oral. É presidente do Grêmio Escolar ‘Renato Russo’, desenvolvendo constantemente atividades culturais e artísticas, como Festival de Talentos, Festival de Artes, Festas Juninas, passeios culturais etc. Luiz Jefferson gosta de apresentar eventos, tem dom para a locução, e atua como coordenador da rádio da escola.

A lista com os nomes dos 27 jovens senadores vencedores está disponível no site www.senado.leg.br/jovemsenador.

Em 2016, o Jovem Senador mobilizou mais de 267 mil estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos e 7.525 professores orientadores. Os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital, incluindo um curso de formação.

Os jovens senadores estarão em Brasília de 28/11 a 03/12. A cerimônia de premiação será realizada no dia 29 de novembro, no plenário do Senado. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa Jovem e se encerra com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado.

Confira abaixo os três melhores textos selecionados pela Comissão do Senado Federal na etapa em Brasília:

O primeiro lugar ficou com o estudante Dilson Gabriel Pieve, da Escola Estadual Prefeito Jacy Junqueira Gazola, da cidade de Três Pontas, no estado de Minas Gerais, que venceu esta edição do certame com a redação “O esporte como agente transformador de pessoas e situações”.

O segundo lugar ficou com a estudante Isabelle da Silva dos Santos, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Brasília, Distrito Federal, com a redação “Transformando pelo esporte”.

Em terceiro lugar ficou a aluna Acsa Mendes de Albuquerque, da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, do município de Macaparana, no Estado de Pernambuco, com a redação “Garantir o acesso à prática esportiva é promover a cidadania”.

GALERIA DE IMAGENS