Aluno disputa campeonato mundial de xadrez 03/12/2011 - 08:00
O aluno Henrique Nemeth Junior, atleta de Xadrez do Colégio Estadual do Paraná (CEP), participou, de 17 a 27 deste mês, do World Youth Chess Championship 2011 (Campeonato Mundial de Xadrez da Juventude), na categoria Sub-16, promovido pela Federação Internacional de xadrez (FIDE), em Caldas Novas, Goiás. Henrique obteve o sétimo lugar entre os brasileiros presentes e o 68º lugar geral. Foram 1.068 jogadores inscritos de 78 países.
Essa foi a primeira participação do aluno em um Campeonato Mundial, que já participou de três campeonatos Panamericanos e dois Sulamericanos. Em 2009, Henrique obteve o segundo lugar nas Olimpíadas Escolares.
Henrique, que pratica xadrez desde os sete anos e pretende participar de outros campeonatos, disse ter sido gratificante participar de um campeonato mundial. “Foram nove partidas, três contra argentinos, três contra brasileiros e três contra peruano, venezuelano e canadense”, comentou.
Segundo ele, a prática desse esporte ajuda na aprendizagem. “Como há várias estratégias, temos que pensar o tempo todo. Isso ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, o que favorece o processo de ensino”.



