Aluno ganha bolsa do programa Talento Olímpico do Paraná 18/08/2011 - 10:10
Rodrigo Damião Batista dos Santos, 15 anos, começou a praticar o atletismo aos 12 anos na escola durante as aulas de Educação Física. Hoje ele é um dos 250 alunos que receberam a bolsa do projeto Talento Olímpico do Paraná (TOP). A participação da escola foi fundamental para que Rodrigo seguisse praticando o esporte. Os primeiros passos de Rodrigo foram dados no Colégio Estadual Professora Linda Salamuni, em Ponta Grossa. “Eu comecei a treinar na escola com os professores. O incentivo deles foi fundamental”, contou.
O colégio desenvolve desde 2003 o Projeto Atletismo na Escola durante as atividades de contraturno. A ideia do projeto surgiu durante as aulas de educação física. “Durante as aulas o professor percebeu que havia alguns alunos que se destacavam e que tinham potencial para seguirem na carreira de atleta”, revela o diretor Miguel Dombrowski. De lá para cá a escola já revelou atletas de nível nacional e internacional.
Rodrigo já participou de várias competições em nível municipal, estadual e nacional, ficando em primeiro lugar no arremesso de peso nos Jogos da Juventude do Paraná e em segundo lugar no revezamento 4x75 metros rasos nas Olimpíadas Escolares, realizada em Fortaleza no ano passado. Esses resultados lhe renderam a indicação para a bolsa do TOP. “A minha meta é 2016”, comentou o aluno cheio de orgulho.
Para o diretor, a bolsa dá um auxílio maior para o aluno treinar, mas o maior benefício que o TOP trouxe para Rodrigo e para o restante da escola foi o exemplo. “É muito gratificante ver um aluno nosso se destacando dessa maneira. Isso serve de motivação para que os outros alunos também busquem participar do projeto”, disse.
O programa Talento Olímpico do Paraná é uma ação do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria Especial de Esportes / Paraná Esporte com apoio da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O objetivo do projeto é dar suporte para o desenvolvimento dos atletas com potencial para disputar as Olimpíadas 2016 e 2020.
O projeto beneficiou 250 atletas, com idade entre 11 e 18 anos, em 34 modalidades olímpicas e 14 modalidades paraolímpicas. Para pleitarem a bolsa, o aluno tem que estar matriculado no ensino fundamental, médio ou superior e possuir bons índices nos Jogos Escolares do Paraná, Olimpíadas Escolares e outras competições nacionais.