Alunos aprendem sobre produção textual em estúdio de TV 28/10/2014 - 12:34

Os estudantes dos primeiros anos do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego, em Toledo, tiveram uma aula de língua portuguesa fora da escola na última semana. Eles uma visita técnica aos estúdios da RPCTV, em Cascavel, para aprender um pouco mais sobre o funcionamento da televisão, além de aprimorar os conhecimentos sobre diversidade textual.

Temas como notícia, reportagem, entrevista e propaganda foram abordados durante a pesquisa de campo. “Os estudantes passam a ter contato com esses gêneros de uma maneira mais dinâmica e enriquecedora, os aproximando da produção e dos mecanismos jornalísticos”, comentou o professor de língua portuguesa, Job Lopes.

Um dos estudantes quer se interessou pela atividade foi o aluno Dhyonne Pessoa, 15 anos. “Conhecer como é feito um jornal mostra que existem vários tipos de linguagens da língua portuguesa no nosso dia a dia. Também podemos analisar a realidade de uma maneira diferente sabendo como funciona”, mencionou.

Antes de participaram ao vivo da edição do Jornal Paraná TV, os alunos observaram como ocorre o processo de gravação de um Jornal e como são realizadas as entrevistas e reportagens. Mayra Chagas, apresentadora e editora, conversou com os estudantes sobre o funcionamento de um veículo de comunicação, como são elaboradas as pautas, filmagens, textos e edições.

Os alunos puderam fazer perguntas para apresentadora e para equipe técnica do Jornal, que atenciosamente sanaram todas as dúvidas e curiosidades. “Parece simples, mas existem várias pessoas que pesquisam, escrevem e trabalham para que o jornal aconteça”, falou a estudante Marisa de Souza, 15 anos.

Marisa pretende fazer uma faculdade de comunicação e acredita que a visita foi uma oportunidade para conhecer a área. “Quando se entra no ensino médio já se pensa em qual caminho profissional seguir. Acho importante a escola mostrar na prática como acontecem algumas profissões. Para mim foi um grande incentivo”, contou a aluna.

Os estudantes também acompanharam o processo de edição e planejamento dos anúncios veiculados no intervalo da programação e verificaram como ocorre à transmissão do sinal que leva a imagem dos programas às residências. “Nós sentimos imensa satisfação em contribuir com a dinâmica educacional de professores comprometidos com o protagonismo de nossos jovens”, disse a representante do grupo Grpcom, Rafaela Moraes, ao parabenizar a iniciativa da visita.

GALERIA DE IMAGENS