Alunos com necessidades especiais participam de oficinas sobre grêmios 23/04/2009 - 15:32

Para implantar os grêmios estudantis nas escolas estaduais de Ponta Grossa, o núcleo regional realiza oficinas que enfocam a participação de alunos com necessidades especiais. Nesta quinta-feira (23), a oficina aconteceu no Colégio Estadual Dorah Daischman, com a participação de 40 estudantes. Esta é a segunda escola a receber as atividades.
O Centro de Apoio ao Adolescente do núcleo regional é o responsável pela organização das oficinas. Cada escola terá três encontros. A meta é abranger todos os colégios até o final do ano. O primeiro encontro foi realizado no Centro de Educação Básica de Jovens e Adultos (Ceebja) Professor Paschoal Salles Rosa, com alunos portadores de deficiência auditiva e, foi coordenado pela professora Simone Ciunek.
Segundo Inah LuizaVargas, coordenadora do Centro de Apoio ao Adolescente, o objetivo dessas oficinas é motivar os alunos para implantar o grêmio em suas escolas e fazer com que o aluno portador de necessidades especiais também participe da gestão democrática. “As oficinas são o caminho para a consolidação da gestão democrática em nossas escolas”, disse.
De acordo com a professora Simone Ciunek, a realização das oficinas para implantação dos grêmios estudantis nas escolas são de grande valia. “Os alunos precisam participar do dia a dia das escolas e interagir nas decisões”, avaliou.
Conceitos como democracia, leis que regulamentam a existência dos grêmios e conceitos de cidadania serão temas abordados em todas as oficinas no decorrer deste ano.