Alunos com transtornos globais do desenvolvimento são tema de encontro 19/05/2009 - 14:13

Com o tema A Singularidade da Escola nos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD), a Secretaria da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein) promove nesta terça-feira (19), em Curitiba, evento com o objetivo de ofertar fundamentação teórica e prática para o atendimento especializado a alunos da Educação Básica. O encontro vai até quinta-feira (21).
Segundo a chefe do Deein, Angelina Matiskei, o encontro possui importância devido aos desafios apresentados pelo público a que está direcionado. “São aqueles alunos que apresentam transtornos globais do desenvolvimento, são distúrbios psiquiátricos, casos difíceis de serem trabalhados na escola”, comenta.
Matiskei ainda ressalta que a formação dos profissionais é uma ação responsável de inclusão dentro das políticas da Seed. “São instruções e capacitações necessárias para a inclusão, o atendimento e a permanência com êxito deste aluno no contexto de ensino regular”, diz.
Participam 40 professores da educação especial da rede estadual de ensino das Salas de Recurso e de Apoio em Sala de Aula da área de TGD dos 32 Núcleos Regionais de Educação. O encontro discute temas sobre a relação entre a família e a escola, a escolarização e a estruturação psíquica do aluno. Serão desenvolvidas práticas de aulas expositivas, leitura de textos de apoio e análise de material audiovisual.
No Paraná, existem sete escolas estaduais especializadas em atendimento para TGD em Curitiba (4), Londrina (1), Maringá (1) e Ponta Grossa (1). Nos demais municípios, a Secretaria da Educação possui convênios com APAES - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e entidades afins.
Transtornos globais do desenvolvimento são alterações qualitativas das interações sociais recíprocas, na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Alunos com autismo, Síndrome do Espectro do Autismo e Psicose Infantil estão incluídos neste grupo. Os alunos apresentam dificuldades de adaptação e de aprendizagem, associados ou não a limitações no processo do desenvolvimento biopsicossocial que exigem apoio e atendimento especializado contínuos.