Alunos conhecem IES em Pato Branco 13/09/2011 - 16:10

Alunos do último ano do ensino médio do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Pato Branco, visitaram início do mês três Instituições de Ensino Superior (IES) na região. A ação foi proveniente do projeto Visitando o Futuro, desenvolvido pelo Centro Regional Integrado de Tecnologia (CDTIS) e pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Pato Branco, tem como objetivo despertar nos alunos a vontade de dar continuidade aos estudos e ingressar em uma universidade.

Segundo a chefe do NRE de Pato Branco, Ana Seres Trento Comim,a proposta dessa parceria é apresentar aos alunos do último o ambiente universitário para que eles possam conhecer algumas especificidades das IES, seus diferentes cursos, propostas pedagógicas e sua infraestrutura. “O projeto desperta as vocações e também viabiliza a permanência dos jovens na região”, analisou a chefe da regional..

Para a diretora do colégio, Eunice Aparecida Wurtzius, é muito importante o contato com o mundo acadêmico. “É necessário incentivar os alunos para continuarem seus estudos, a buscarem melhores condições de vida. Temos que despertar neles a vontade de sonhar. Para querermos algo, temos de conhecer. Daí a importância dessa visita”, afirmou Eunice, que comentou ter sido gratificante escutar alguns alunos dizerem que antes não pensavam em prestar um concurso vestibular, mas que após a ida às Instituições, mudaram de ideia.

Os alunos conheceram a Faculdade Mater Dei, a UTFPR e a Faculdade de Pato Branco (Fadep). De acordo com a aluna Daiane Cristina de Lima Farias, que pretende cursar Nutrição, o projeto é uma oportunidade para conhecer mais sobre o mundo acadêmico. “Muitos alunos já têm uma noção do que querem, mas com a visita fica mais fácil conseguirmos decidir. Adorei conhecer o laboratório de anatomia”, disse.

A sua colega Suelen Priscila Vaz também achou a visita muito proveitosa. “A princípio havia pensado cursar Agronomia, porque a região oferece um bom mercado de trabalho, mas também gostei bastante de Jornalismo”, comentou Suelen, que acredita ter ampliado seus horizontes e expectativas após a visita.

O CDTIS, instalado no campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), reúne nove entidades que trabalham para desenvolver o potencial tecnológico da região: Companhia de Informática do Paraná (Celepar); Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec); Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef-PR); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Secretaria de Relações Institucionais (SRI); Fundação Araucária; e Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS