Alunos da Escola Lucy Requião fazem enfeites de natal com resíduos sólidos recicláveis 01/12/2009 - 16:42

Já é Natal na Escola Estadual de Educação Especial Lucy Requião. Nesta terça-feira (1º), foi finalizada a decoração natalina da instituição, com a colaboração de alunos, professores, funcionários e comunidade. Os alunos montaram o pinheirinho e ornamentaram a escola com os enfeites que produziram na semana passada. Foram utilizados resídous sólidos recicláveis, como garrafas pet, que os alunos se encarregaram de limpar e pintar para a montagem de cada peça.
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Especial Lucy Requião já fizeram a decoração natalina com enfeites produzidos por eles.

“Com a confecção dos enfeites de Natal, pudemos trabalhar com os alunos temas sobre meio ambiente e qualidade de vida”, informou a diretora Edimara das Graças Aguirre Zanocini. O objetivo principal das atividades foi mostrar aos alunos a importância da reciclagem.
O trabalho começou em outubro, quando foi solicitado aos pais que enviassem à escola garrafas pet. Os alunos participaram dos processos de seleção, retirada dos rótulos, lavagem e separação das garrafas. As etapas do trabalho foram realizadas de acordo com a possibilidade de cada um, respeitando suas habilidades e dificuldades.
“O simples fato de lavar, ajudar a secar, organizar e separar foi um trabalho muito além do esperado. De crianças que mantêm três ou quatro minutos de atenção, conseguimos até 15 minutos de concentração diante daquela atividade”, destacou a professora Emanuella Túlio.
Em função das deficiências que apresentam, os alunos têm limitado senso de cooperação e de coletividade e tendem a trabalham individualmente. Mas a motivação foi tanta que eles se integraram à tarefa de entregar as garrafas aos colegas para que cada etapa fosse concluída. “Eles foram percebendo a transformação dos objetos num enfeite de Natal e compreendem que foram eles que fizeram”, disse a professora.
Ser capaz de realizar uma atividade com começo, meio e fim é desafio  e um passo importante no desenvolvimento dos estudantes.“Cada atividade que eles desenvolvem é uma conquista e uma realização para nós”, destacou a professora Aline Frassato.
O aluno Bruno Borges era um dos mais animados na montagem dos enfeites na fachada da escola. A compreensão do motivo de sua colaboração na atividade de lavar e cortar das garrafas pet o motivou. “Eu ajudei a fazer os enfeites de Natal”, informou com orgulho.
O processo de produção prendeu a atenção do aluno Osmar José Ferreira,  que aprendeu a reconhecer os materiais utilizados na fabricação dos enfeites. “Usamos caixas, garrafas e arame para montar. Os enfeites ficaram muito bonitos”, disse.
As primeiras noções de ecologia já são perceptíveis no estudante Cleverton Bueno Smacir. Depois de ajudar a lavar e a separar as garrafas e ouvir as informações das professoras, ele sabe explicar por que não se deve jogar este tipo de material nos rios. “Pode dar enchente e até matar os peixes”, explicou.
A escola Lucy Requião atende 80 alunos que apresentam transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e deficiência intelectual. Alunos com TGD apresentam alterações nas interações sociais e na comunicação. Os interesses e atividades são restritos e repetitivos, o que dificulta o acompanhamento das atividades curriculares. São alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil.