Alunos da educação especial recebem computadores 25/06/2012 - 15:00

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) fortalece o ensino ofertado aos estudantes com deficiência física neuromotora. No atendimento às especificidades dos estudantes, cinco escolas do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Jacarezinho receberam, neste mês, um kit de equipamentos.

Ao todo, a SEED vai fornecer 200 computadores para que estudantes com a deficiência. Assim, eles podem ter acesso aos recursos de tecnologia assistiva, que permite o uso de programas de acessibilidade voltados à necessidade de cada um. “A entrega desses computadores proporciona uma significativa mudança no contexto da escola, na medida em que o aluno terá mais autonomia e irá se sentir mais motivado”, ressaltou Maria Cristina Moreno, diretora do Colégio Estadual Afrânio Peixoto, em Abatiá, onde estuda Luan Matheus da Silva, de 14 anos.

O Colégio Estadual Rui Barbosa, em Abatiá, também foi contemplado com um kit. Para a diretora Silvanira Vieira Lino, a ação da SEED reconhece e valoriza as capacidades dos estudantes com deficiência física neuromotora, reforçando a inclusão educacional. “O aluno Igor Henrique Pedrosa, atualmente cursando o 2º ano e que após um acidente automobilístico apresenta dificuldades neuromotoras, terá no computador uma ferramenta de apoio acessível que oportuniza a escrita, por meio do computador”, observou Silvanira.

A diretora do Colégio Estadual Rio Branco, de Santo Antônio da Platina, Maria Aparecida da Silva, acredita que o uso de tecnologia assistiva, em sala de aula, favorece a participação na aprendizagem de alunos com deficiência física neuromotora. “O computador irá melhorar inclusive a parte motora da aluna ao utilizar o teclado e o mouse”, comentou a diretora.

Cada kit contém um computador com CPU, monitor LCD, teclado e colmeia, mouse, fone de ouvido, impressora e carteira adaptada com regulagem de altura e suporte para fixação do monitor.

GALERIA DE IMAGENS