Alunos da educação integral aprovam aulas práticas 01/10/2013 - 08:17
No Paraná, cerca de 350 mil alunos participam de atividades fora do horário normal de aulas com a ampliação da oferta do contraturno nos 32 Núcleos Regionais de Educação. No Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira, em Curitiba, alunos do 6º ano participam de atividades de matemática laboratorial. Durante as aulas de robótica, os estudantes desenvolveram um robô de madeira que pisca os olhos.
As aulas de robótica contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e incentivam a criatividade dos alunos. Depois de aprenderem os primeiros passos em sala de aula, cada estudante criou seu próprio robô.
Alunos envolvidos no projeto falam sobre o trabalho de construir o robô. “Tem dois leds. Um deles tem um polo negativo e um positivo”, explica a aluna Andressa de Oliveira Souza de Andrade, 10 anos. “Tem que prestar bastante atenção nas ligações para que ele funcione certinho”, lembra Arthur Costa Alves, 12 anos.
Com o aumento da carga horária, os conteúdos passados pelos professores em sala de aula são ampliados nos laboratórios durante as aulas práticas. “Os alunos são os maiores beneficiados com o aumento da carga horária. Eles têm mais atividades práticas nas quais podem ver de uma maneira mais lúdica os conteúdos repassados em sala de aula”, explica a diretora auxiliar e coordenadora da Educação Integral, Liriane Nunes Rios.
GEOGRAFIA – Nas atividades práticas durante as aulas de Geografia, cada grupo de alunos criou uma maquete relacionada às vegetações estudadas em sala de aula. O trabalho começou com a escolha da região que seria estudada e depois os estudantes pesquisaram em livros e na internet. A maquete foi feita com orientação também da professora de Artes.
LEITURA - “Eu gosto das histórias que os livros contam porque são diferentes. Eu até gosto de ver filmes, mas sempre leio os livros porque eles têm detalhes que nos filmes não têm”, disse a aluna Ariel Puntel, 11 anos. A leitura é a atividade preferida de Ariel, que lê em média 16 livros por mês. “Às vezes eu fico um pouco decepcionada com o final do livro, mas meu pai disse que quando eu crescer posso ser escritora e fazer o final que eu quiser”, conta.
Esse é o primeiro ano em que a escola oferta a educação em tempo integral com turno único. Além das disciplinas da base nacional comum, os estudantes têm aulas de dança, promoção da saúde, aprofundamento esportivo e jornal escolar. São 16 disciplinas. “É a oportunidade de o aluno reforçar o conhecimento visto de uma maneira diferente. Nós procuramos misturar as disciplinas para que fiquem atrativas para eles, uma vez que os alunos passam o dia todo na escola”, diz Liriane.
As aulas de robótica contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico e incentivam a criatividade dos alunos. Depois de aprenderem os primeiros passos em sala de aula, cada estudante criou seu próprio robô.
Alunos envolvidos no projeto falam sobre o trabalho de construir o robô. “Tem dois leds. Um deles tem um polo negativo e um positivo”, explica a aluna Andressa de Oliveira Souza de Andrade, 10 anos. “Tem que prestar bastante atenção nas ligações para que ele funcione certinho”, lembra Arthur Costa Alves, 12 anos.
Com o aumento da carga horária, os conteúdos passados pelos professores em sala de aula são ampliados nos laboratórios durante as aulas práticas. “Os alunos são os maiores beneficiados com o aumento da carga horária. Eles têm mais atividades práticas nas quais podem ver de uma maneira mais lúdica os conteúdos repassados em sala de aula”, explica a diretora auxiliar e coordenadora da Educação Integral, Liriane Nunes Rios.
GEOGRAFIA – Nas atividades práticas durante as aulas de Geografia, cada grupo de alunos criou uma maquete relacionada às vegetações estudadas em sala de aula. O trabalho começou com a escolha da região que seria estudada e depois os estudantes pesquisaram em livros e na internet. A maquete foi feita com orientação também da professora de Artes.
LEITURA - “Eu gosto das histórias que os livros contam porque são diferentes. Eu até gosto de ver filmes, mas sempre leio os livros porque eles têm detalhes que nos filmes não têm”, disse a aluna Ariel Puntel, 11 anos. A leitura é a atividade preferida de Ariel, que lê em média 16 livros por mês. “Às vezes eu fico um pouco decepcionada com o final do livro, mas meu pai disse que quando eu crescer posso ser escritora e fazer o final que eu quiser”, conta.
Esse é o primeiro ano em que a escola oferta a educação em tempo integral com turno único. Além das disciplinas da base nacional comum, os estudantes têm aulas de dança, promoção da saúde, aprofundamento esportivo e jornal escolar. São 16 disciplinas. “É a oportunidade de o aluno reforçar o conhecimento visto de uma maneira diferente. Nós procuramos misturar as disciplinas para que fiquem atrativas para eles, uma vez que os alunos passam o dia todo na escola”, diz Liriane.