Alunos da rede estadual doam cadeiras de rodas a hospital 11/12/2015 - 16:35

Estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Tenente Sprenger, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), entregaram nesta sexta-feira (11) três cadeiras de rodas ao Hospital Colônia Adauto Botelho, em Quatro Barras. Ainda serão entregues outras duas cadeiras na próxima semana.

A ação faz parte do projeto Cidadão Ético, trabalhado na disciplina de sociologia desde 2012 pelo professor João Carlos Brandão. Foram os próprios estudantes que compraram as cadeiras de rodas com recursos obtidos por meio da coleta e venda de lacres de latas de metal, bazar beneficente e doações. Cada cadeira custou R$ 300. “Não adianta ensinarmos somente a teoria da sociologia em sala de aula se o aluno não observar na prática a diferença que ele pode fazer na sociedade”, ensinou o professor João Carlos.

O material será usado pelos pacientes que vivem no hospital. Segundo o diretor da unidade, Osvaldo Tchaikovski Junior, a ação tem um significado especial para os pacientes que vão receber as cadeiras de rodas. “Essas pessoas foram abandonadas e hoje estão recebendo esse carinho dos jovens, e isso para eles representa estar inserido na sociedade novamente”, definiu Tchaikovski.

As novas cadeiras também vão trazer mais economia para o hospital. “Hoje nós temos um número suficiente de cadeiras de rodas para atender todos os pacientes asilares, mas é um material que precisa ser trocado com frequência”, lembrou.

JUVENTUDE PARTICIPATIVA – O projeto iniciou em 2012, como parte da grade curricular da disciplina de sociologia. Além de aprender o conteúdo teórico, os estudantes participam de atividades práticas relacionadas aos conteúdos vistos em sala. Mas a nota não é o mais importante para os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Tenente Sprenger. “É a melhor sensação do mundo usar o conhecimento obtido em sala de aula e ajudar outras pessoas que precisam”, contou a aluna Fabíola Dambroso, 16 anos.

São os alunos que escolhem as atividades que querem desenvolver e usam suas habilidades para o bem da escola e da comunidade. Alguns retornam ao colégio no contraturno, após o período de aula, para ajudar na limpeza ou manutenção, outros promovem campanhas educativas para a preservação do meio ambiente, cuidado do espaço público ou arrecadação de roupas, calçados para instituições parceiras do projeto. “São pequenas ações que fazem a diferença no dia a dia de quem as recebe”, lembrou a aluna Thamires de Oliveira, 17 anos.

Na próxima semana serão entregues mais de 600 peças de roupas às vítimas do rompimento das barragens em Mariana, Minas Gerais, arrecadadas pelos estudantes. “O jovem tem um papel importante que pode transformar a sociedade”, frisou Thamires.

PELO ESTADO – Todas as escolas da rede estadual de ensino contam com atividades teóricas e práticas que reforçam o sentimento cívico e o protagonismo social dos estudantes. As atividades são promovidas através do projeto Geração Atitude, uma parceria entre Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação, Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça. Além das programações do Geração Atitude, as escolas trabalham com projetos relacionados à realidade de cada comunidade.

GALERIA DE IMAGENS