Alunos de Apaes do participam de Enduro Paraquestre 10/10/2013 - 15:16
O Paraná vai sediar neste sábado (12) o 1.º Campeonato Brasileiro de Enduro Paraequestre, com provas de três distâncias: 5, 10 e 20 quilômetros. As provas vão acontecer na Cabanha Rio Bonito, em Ponta Grossa. A equipe paranaense vai contar com cerca de 20 paratletas, alunos de Apaes de Curitiba, Campina Grande do Sul, Piraquara, Campo Magro e Ponta Grossa.
A modalidade de Enduro Paraequestre é mais uma opção de reabilitação para crianças com deficiência. O esporte traz vários benefícios físicos aos praticantes, como melhora da coordenação motora e o prazer de estar em contato com os animais dóceis.
O percurso feito no Enduro Paraequestre é o mesmo da prova regular, com obstáculos naturais pela trilha rural, como rios, pedras e buracos e todo paratleta é acompanhado por um cavaleiro regular.
A largada da prova de 20 quilômetros do enduro Paraequestre será às 9 horas. A chegada deve acontecer por volta das 11h30. Às 14 horas acontecem as largadas para as provas de 5 quilômetros e 10 quilômetros. A premiação dos paratletas em todas as categorias será às 17 horas.
“O Paraná é referência na modalidade de Enduro Paraequestre. Desde 2011 realizamos provas e nosso regulamento é referência para provas da Federação Brasileira de Hipismo na modalidade Paraequestre”, afirmou Claudiane Pasquali, diretora de Esporte Paraequestre da Federação Paranaense de Hipismo.
Além do Paraná, o 1.º Campeonato Brasileiro de Enduro Paraequestre terá paratletas de São Paulo e do Distrito Federal.
Serviço
1º Campeonato Brasileiro de Enduro Paraequestre
Data: 12/10 (sábado)
Local: Cabanha Rio Bonito, em Ponta Grossa (seguir pela BR 276, sentido Curitiba/Ponta Grossa, e entrar na rua à direita, depois do rio Tibagi. Há um cavalo de aço na entrada).