Alunos de Cel. Domingos Soares são premiados em concurso sobre a dengue 08/04/2009 - 15:43

Para mobilizar os alunos a participar do programa “Volta às aulas sem dengue”, que é promovido pelas secretarias estaduais da Educação e da Saúde, foi realizado um concurso de frases e redações com os alunos do ensino fundamental e médio do município de Coronel Domingos Soares. O concurso foi organizado pela Divisão de Vigilância Sanitária do Departamento Municipal de Saúde. Cerca de 1.500 alunos participaram do concurso com frases e redações.
A aluna Ana Paula Baldissera, 16 anos, do ensino médio do Colégio Estadual Santa Catarina foi premiada com a melhor redação sobre a dengue e recebeu do prefeito de Coronel Domingos Soares, Mauro Correa de Almeida, um aparelho de celular. Na categoria melhor frase foi premiada com um MP4 a aluna Ana Raquel Venetzei de Abreu,12 anos, que também é do Colégio Estadual Santa Catarina
Segundo a pedagoga do Colégio Estadual Santa Catarina, Clotilde Rocha Bordignon, é importante organizar eventos onde os alunos possam participar ativamente. “A realização do concurso foi imprescindível para que os alunos entendam que cada um de nós deve cuidar do ambiente onde mora”, disse.

Esta foi a melhor frase:
“Nesse momento não podemos nos omitir, sabemos que a dengue mata, melhor é previnir”.

A melhor redação foi:
Dengue, o Brasil pede socorro!

“ hoje em dia, grande parte da população vive atormentada, com medo dos bandidos que perseguem nossa sociedade, quase sempre violenta. Mas estamos esquecendo de um perigoso assassino silencioso, que pode estar dentro de nossas casas, o aedes aegypt, mais conhecido como mosquito da dengue.
Esse sim, nenhuma autoridade ou arma letal pode detê-lo, a não ser nós mesmos, com atitudes simples mas que vão impedir o mosquito de adentrar em nossas casas.
Mesmo com tanto incentivo do governo, mesmo com tantas campanhas de combate á dengue divulgadas pela mídia, ainda cabem algumas perguntas: O que há de errado com essas medidas preventivas? O que se pode fazer que ainda não foi feito? Afinal, por que a dengue não se acaba?
E a resposta a todas estas perguntas é uma só e muito simples, é preciso cobrar menos e agir mais. De nada adianta o governo investir milhões de reais na causa se não existir iniciativa da parte mais interessada: a população.
Ainda falta conscientização, e isso tem que vir de dentro pra fora, não é algo que possa ser imposto, mas deve partir de cada um de nós.
A verdade é que se torna muito cômodo cobrar do governo medidas de combate à doença e ficar de braços cruzados esperando que a solução caia de pára-quedas sobre nossas casas. Mas se cada um fizer sua parte, e juntos fizermos a nossa parte, podemos ter certeza de que logo logo o problema será solucionado e a dengue erradicada de uma vez por todas e a guerra será bem mais fácil se arregaçarmos as mangas e entrarmos na luta, já que quase 90% dos focos estão nos quintais de residências.
Essa doença não pode ser mais forte que nossa união, junte-se a nós e faça sua parte.”
(Ana Paula Baldissera)


Fonte: Seed/Asscom/ Dora Lourenço