Alunos de Ivaiporã visitam UEL 30/08/2011 - 09:10

Além de conhecerem as instalações da instituição, os alunos participaram de palestra que abordou escolha profissional.


Os estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Idália Rocha, de Ivaiporã, visitaram, na semana passada, a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Além de conhecerem as instalações da instituição, os alunos participaram de palestra do Programa Profissão Certa, que abordou as dificuldades enfrentadas no momento da primeira escolha profissional.

De acordo com a diretora do colégio, Jane Cesconeto Caires, é necessário orientar os alunos para que eles tenham conhecimento suficiente para optar por um curso que lhes traga realização pessoal e profissional. “Eles ainda são muito novos e a maioria não possui grandes conhecimentos sobre o mercado de trabalho. Muitas vezes escolhem uma profissão por influência da família, mas sem a conhecer de fato”, afirmou.

Para a aluna Danielle Pessoni, do 3º ano, que irá prestar vestibular para medicina, conhecer a UEL foi como realizar um sonho. “Adorei conhecer o setor de anatomia. Pudemos conhecer a universidade e entrar um pouco em contato com a vida acadêmica”, comentou Danielle.

A visita contribuiu para motivar a todos a passarem no vestibular. “Conhecer o campus foi ótimo. A visita aumentou minha expectativa quanto ao curso, principalmente depois de ver a quadra de esportes”, disse o aluno Marcos Antônio Nogueira, do 2º ano, que pretende cursar Educação Física.

A escolha da profissão é um dos grandes desafios na vida da maioria dos jovens e cabe ao aluno fazer a melhor escolha possível. Segundo a coordenadora do programa Profissão Certa, Sandra Serafim, a orientação profissional permite que os alunos se sintam mais seguros ao escolherem o curso para o qual irão prestar vestibular. “No encontro, proporcionamos ao jovem a oportunidade de refletir a respeito de seu futuro, oferecendo subsídios para a escolha da carreira profissional”, afirmou.

O Programa Profissão Certa, criado em 2009 pela UEL, visa oferecer condições para que jovens que terão que escolher pela primeira vez uma profissão pensem sobre a carreira que pretendem seguir, proporcionando meios para o autoconhecimento e auxiliando na busca de informações sobre as profissões e sobre a realidade do mercado de trabalho.

Após a palestra, os estudantes visitaram a Biblioteca Central, almoçaram no Restaurante Universitário (RU), conheceram o setor de Anatomia, o Centro de Documentação e Pesquisa Histórica e visitaram o Museu de Ciência e Tecnologia.

GALERIA DE IMAGENS