Alunos de Palotina ajudam no Paraná em Ação 15/06/2012 - 18:50
Os estudantes dos colégios estaduais de Palotina marcaram presença no Programa Paraná em Ação promovido pelo Governo do Estado no último fim de semana. Foram oferecidos vários serviços para promover a cidadania e inclusão social da população.
A participação é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED) e o programa para possibilitar o intercâmbio de serviços entre os alunos da rede estaduais e o Paraná em Ação. “Nossa parceria prevê que as atividades de contraturno e dos cursos profissionalizantes terão visibilidade em nossos espaços”, diz o coordenador geral do Paraná em Ação, Edson Luiz Arantes. “Além disso, atendemos alunos do estado em todos os outros serviços que realizamos, concluiu.
Os alunos do Curso de Formação de Docentes ficaram responsáveis por atividades lúdicas e recreativas, “Estamos fazendo pinturas fáceis, atividades com giz de cera, massa de modelar e esculturas com balões”, explica a aluna Michele Reis da Silva, do 3º ano, “Nós participamos com essas atividades em vários eventos, aproveitando para divulgar o nosso curso e mostra o nosso trabalho”, concluiu.
Já os alunos do Colégio Estadual Agrícola Adroaldo Augusto Colombo apresentaram para o público demonstrações sobre processos de desidratação de alimentos, filtração da água e fabricação de inseticidas naturais. Os estudantes dos cursos técnicos em Administração e Informática do Colégio Estadual Santo Agostinho participaram com distribuição de panfletos informativos e exposição de peças de computador.
O Curso Técnico em Meio Ambiente, do Colégio Estadual Luiz Augusto Moraes Rego, em Toledo, montou um posto de recolhimento de sucata eletrônica. “Recebemos o convite por que em Toledo o recolhimento de sucata foi um sucesso e arrecadamos quase uma tonelada de materiais”, relatou Ana Paula Tomczak, aluna do curso. “Os materiais arrecadados são encaminhados para empresas do Paraná e Santa Catarina, que tem licenciamento ambiental e trabalham com a destinação desse tipo de resíduos”, esclareceu.