Alunos desenvolvem projeto ambiental com escola finlandesa 20/12/2013 - 14:10
Cerca de 20 alunos de 12 e 13 anos do ensino fundamental do Colégio Dona Carola, em Curitiba, participaram de uma videoconferência com estudantes finlandeses da escola Pielisjoki School, localizada em Joensuu, cidade a 373 quilômetros da capital Helsinki. O evento discutiu assuntos relacionados à educação ambiental e permitiu a aproximação de realidades diferentes de ensino.
O diretor da escola Dona Carola, Wagner Oliveira, afirma que projetos como esse, com temática contemporânea, estimula a reflexão a cerca dos debates sobre sustentabilidade social e ambiental nos alunos sobre o meio em que vivem. “Debates como esse criam uma consciência de espaço para os alunos. E os resultados já são visíveis; os alunos valorizam mais o espaço como um todo deles e dos outros”, disse o diretor.
A videoconferência só foi possível porque a escola curitibana participa desde 2005 do projeto internacional finlandês Environment Online (ENO). A ideia surgiu depois que uma das professoras de língua estrangeira do colégio fez uma viagem para Canadá e conheceu um projeto similar que era desenvolvido por lá. Durante a realização desse evento, os alunos finlandeses também entraram em contato com estudantes paulistas, israelenses, cazaques, 'paquistaneses, lituanos, taiwaneses e argentinos.
PLANTIO - Uma das principais atividades do programa ENO é o “ENO Tree Planting Day'', quando os alunos das escolas integrantes do projeto realizam o plantio de mudas de árvores. A atividade acontece nos meses de maio e de setembro. “Além disso, os alunos têm atividades que ocorrem nas diferentes disciplinas que compõe a matriz curricular e que visam à conscientização e educação ambiental”, explicou o diretor.








