Alunos e professores participam da Caravana da Poesia 25/09/2013 - 13:00
Professores e alunos de 20 escolas estaduais dos Núcleos Regionais de Educação de Apucarana, Maringá, Loanda e Paranavaí fizeram apresentações, nesta quarta-feira (25), em Apucarana, para homenagear a vida e a obra do poeta Vinicius de Moraes. A atividade faz parte da Caravana da Poesia, que incentiva a prática da leitura e o desenvolvimento de trabalhos artísticos e culturais nas escolas com a formação de professores.
A abertura do evento contou com a participação da professora de Língua Portuguesa e Inglês do Colégio Estadual Emílio de Menezes, em Arapongas, Elaine Moroz e do seu marido, o ilustrador e músico, Alian Moroz. “É uma oportunidade única que o Estado abre para que alunos e professores se manifestem o interesse pela poesia com várias formas de manifestação artística”, comentou a professora.
Eles trabalham têm quatro livros infantis publicados e trabalham com contação de histórias. “Nesse evento, educação e cultura caminham juntas e mostram o potencial que existe nas escolas”, completou Alian.
É o caso da ex-aluna do Ceebja Cecília Meireles, em Jandaia do Sul, Ivany Fulini Sversuti. Ela veio ao evento para declamar “Assim é o Poeta”, um poema de autoria própria para descrever a importância de Vinicius de Moraes. “Essas apresentações mostram que as escolas têm muitos talentos artísticos. É um espaço para que eles possam se revelar, mostrar o seu valor”, afirmou.
Outro exemplo é o grupo de alunos do Colégio Estadual João de faria Pioli, em Maringá, que apresentou a música “Amada minha” – uma letra composta com trechos de vários poemas de Moraes. Os ensaios foram durante as aulas de Arte na escola que teve musicalização este ano. “De certa maneira é um resgate da cultura brasileira, de bons compositores”, disse Joab Farias, 17 anos, aluno do ensino médio. Ele e seus colegas de escola, Caio, João e Lara cantaram em ritmo de MPB.
A professora de Língua Portuguesa de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Francisco Ferreira Bastos, Cátia Jacinto Duarte, veio com a aluna Milena Giovana Batista de Arapongas. “A proposta da Caravana estimula o incentivo à leitura nas escolas. Isso traz novos horizontes aos alunos. A leitura alimenta a alma”, explicou a professora. Milena declamou apresentou uma breve biografia de Vinicius e declamou o poema “Dos olhos da amada”.
Além da leitura, ainda há outros processos de aprendizagem. “Para a nossa apresentação fizemos várias pesquisas para entendermos por que a canção foi escrita desse jeito. Foi uma forma de protestar na época da ditadura”, explicou a aluna Tainá Carolina Dias do Nascimento sobre a canção “A Tonga da mironga do kabuletê”, de Moraes e Toquinho. Ela fez uma coreografia misturando a música original com funk. Elas e suas colegas, do Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire, em Apucarana, ensaiaram por quase dois meses.
Para a regente do coral do Colégio Estadual Padre José Canale, em Apucarana, Cilene de Fátima de Oliveira, o evento oferece aos alunos um aproximação com a cultura. “Além de valorizar o trabalho feito nas escolas, os alunos podem participar, conhecer outras realidades e outras pessoas. Para alguns é o primeiro contato com a cultura”, disse.
A Caravana da Poesia contribui para a formação dos profissionais da educação. Na terça-feira (24), iniciaram as oficinas de poesia e outras linguagens artísticas como dança, cinema, música, literatura e teatro para cerca de 300 professores e agentes de leitura de escola estaduais das regionais participantes.
A Caravana da Poesia ainda estará em Londrina (8 e 9 de outubro) e Ponta Grossa (17 e 18 de outubro). As atividades serão finalizadas em Curitiba (18 de novembro).